Mesmo com a obrigatoriedade de lojas e estabelecimentos informarem o valor dos impostos embutidos em um produto na hora da compra desde 2013, a maioria dos consumidores desconhece essa informação. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, 74% das pessoas não sabem quanto pagam de imposto nas compras.

Segundo o levantamento, divulgado nesta segunda-feira (27), mesmo sem o conhecimento do valor pago em tributos, 93% dos brasileiros acreditam que a tributação é um fator que contribui para que alguns produtos tenham preço mais elevado no mercado. A falta de transparência é o motivo da queixa de 95% dos clientes.

Pequenos empresários

A pesquisa também ouviu os empresários sobre seus hábitos de conferir quanto pagam de tributos. Entre os pequenos empresários, 22% dizem que sabem exatamente o percentual de imposto embutido nas transações financeiras e comerciais.

Já outros 32% dizem saber do valor aproximado, enquanto a maior parte, com 41%, não soube responder. O estudo aponta, ainda, que 90% dos micro e pequenos empresários consideram injusto o sistema tributário no Brasil.

(Por NoVarejo – Jade Gonçalves Castilho) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Consumidores, Imposto