O mercado brasileiro de cuidados com os cabelos é o terceiro maior do mundo, movimentando R$ 6,5 bilhões ao ano – atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão – ou seja, com potencial de ser o segundo mercado nos próximos anos. Diante dessas informações e da meta de ganhar cada vez mais consumidores em todas as classes, a Unilever traz para o mercado a marca internacional Tresemmé – além dos relançamentos de toda linha Clear e das linhas de lisos e cachos de Seda e do lançamento da nova variante Dove Pós Progressiva. Ao todo serão 80 novos produtos. 
Para isso, a empresa investirá R$ 500 milhões na categoria de cuidados com os cabelos, entre novembro de 2011 e dezembro de 2012. O valor contempla publicidade, pesquisa e desenvolvimento, inovações, marketing, logística e recursos humanos. Segundo os porta-vozes da companhia, esse montante representa o maior investimento na categoria na história da Unilever.

Do salão para a gôndola
Com a chegada de Tresemmé, a Unilever anuncia um novo segmento ao mercado varejista, o de “salonização”. “Esta é uma tendência mundial, já que as mulheres estão cada vez mais transformando seus cabelos e buscam por produtos que entregam os benefícios dos salões. Este segmento será desenvolvido pela Unilever com a marca Tresemmé”, afirma Andrea Salgueiro Cruz Lima, vice-presidente de Negócios de Cuidados Pessoais da Unilever.

Pesquisas mostram que 30% das brasileiras vão ao salão pelo menos uma vez por semana e 37% afirmam que esse hábito é uma necessidade.Esses dados demonstram o potencial de um produto com qualidade proofissional.

”Nossa ideia é realmente trazer o salão de beleza para dentro do supermercado, tanto que a gôndola no ponto de venda será bem parecida com aquela que a consumidora encontra no salão”, afirma Eduardo Campanella, gerente de marketing das marcas Seda, Tresemmé e Keratinology by Seda. De acordo com ele, a Unilever já constatou, através de pesquisas, que o varejista está aberto para essa nova experiência porque ele quer conquistar essa cliente de salão.  “Teremos consultoras de beleza nos pontos de venda, dando assistência às consumidoras”, conta Campanella.

Tanto trabalho e investimento é justificável. Afinal, no Brasil,, cuidados com cabelo representam 38% dos gastos com beleza, o que significa cerca de R$ 3,8 bilhões movimentados pelos brasileiros com a categoria. Segundo dados da Kantar Worldpanel, o desembolso das classes populares com produtos de cabelos dobrou em seis anos – 7,2 milhões de lares das Classes C+DE gastaram mais de R$ 150/ano com produtos para cabelos.

Tresemmé: cinco linhas e 23 produtos
Primeira marca da Alberto Culver – empresa americana de produtos para cabelos adquirida em maio pela Unilever – chega com 23 produtos de cinco linhas, em embalagens de tamanhos grandes (400 ml e 700 ml), uma característica internacional e de salão. Para apresentar a marca às consumidoras, a Unilever escolheu a atriz Thaila Ayala, que já é fã dos produtos, os quais conhecia de suas viagens internacionais. As cinco linhas de Tresemmé estão disponíveis nas gôndolas a partir desta primeira semana de novembro, com preços médios sugeridos para shampoo 750 ml (R$ 14,99) e shampoo 400 ml (R$ 11,49); condicionador 750 ml (R$ 16,99) e condicionador 400 ml (R$ 12,99); creme de tratamento 1 kg (R$ 16,99) e creme para pentear 300 ml (R$ 12,49).

(Por Supermercado Moderno) Varejo, Núcleo de Estudo do Varejo