Mesmo com toda a inovação tecnológica nas últimas décadas, os cartazes ainda são atrativos eficientes para as tendências do varejo, pois passam uma boa mensagem para os clientes, são econômicos e versáteis. É prezando por esses pontos que os cartazes de promoção tornam-se muito importantes para os negócios.
Para especialistas no mercado, os cartazes de promoção, quando bem aplicados, são um diferencial, pois criam um destaque frente à concorrência e reforçam a sua marca. Por isso, é importante saber que, para um cartaz ser eficiente, ele deve ser planejado e ter objetivos bem delimitados. Sendo assim, é preciso contar com uma boa estratégia de elaboração e divulgação.
Então, se você ficou curioso e quer saber como o cartaz pode ajudar a destacar suas promoções, acompanhe nosso conteúdo e veja as vantagens de utilizá-lo!
Geram mais engajamento
É importante compreender que, quando queremos engajar um determinado público, adotamos como principal estratégia a relação entre recursos técnicos e emocionais.
Por exemplo, um recurso técnico no mercado é a pesquisa de campo, o estudo sobre qual o público que deseja atender, como idade, principal necessidade e estratégias de comunicação. Por outro lado, quando pensamos nas estratégias que envolvem aspectos emocionais, é preciso entender como captar a atenção do cliente, pois ali há um ser humano que espera um bom resultado e um bom atendimento.
É nesse contexto que o cartaz atua, pois, quando bem planejado, ele poderá atender aos recursos técnicos e produzir uma boa comunicação com o consumidor. Ao apresentar um conteúdo relevante, você poderá engajar o seu cliente a visitar novamente a loja, fazer uma compra ou conquistar novos fregueses em potencial.
Oferecem um conteúdo claro e relevante
Como a leitura das pessoas atualmente está muito visual e rápida, o cartaz deve passar apenas o conteúdo necessário para atrair a atenção do possível cliente e redirecionar suas ações para o objetivo o qual você escolheu. Será a partir desse conteúdo impactante que o cartaz atuará como umas das peças fundamentais em seu negócio.
Dessa forma, o cartaz é uma estratégia eficiente quando falamos em transmissão de conteúdo. Após selecionar, fazer um estudo sobre sua promoção e qual resultado quer obter com esse desconto, veja quais informações são relevantes e devem estar destacadas no material.
Se for possível, é importante que o cartaz seja fixado pelos menos uns dois metros de distância de onde as pessoas estarão passando, pois assim a visibilidade ficará adequada.
Estabelecem uma conexão entre a loja e o cliente
O perfil de cliente mudou nos últimos anos e é significativo para alguém se sentir especial em meio a muitas pessoas. Por isso, estabelecer uma ligação com o consumidor é um dos pontos-chave para a fidelização.
Como já dito, o cartaz tem a capacidade de engajar as pessoas por meio de um conteúdo relevante e, com isso, estabelecer uma boa relação dentro da loja. Isso acontece, pois, se há um layout simpático e que faz com que o cliente se sinta bem e especial, provavelmente, a loja iniciará um diálogo agradável com ele.
O contrário pode acontecer caso o ambiente esteja desorganizado e não proporcione uma boa experiência para o comprador. Nesse sentido, quando as cores certas são usadas junto à frases que demonstram o quanto o conforto do consumidor é importante para todo o grupo que o atende, o cartaz gera a sintonia necessária entre o freguês e o estabelecimento, melhorando a experiência entre ambos.
Melhoram a comunicação visual
A comunicação visual é uma qualidade muito prezada atualmente. Todos os dias as pessoas lidam constantemente com imagens, mais do que há 30 anos. As redes sociais permitem o compartilhamento instantâneo de várias informações e, com isso, muitos estão reagindo em maior parte a imagens do que aos textos. Por isso, tudo que permite uma comunicação rápida e objetiva atinge com mais facilidade o observador.
Assim, quando transmitimos uma mensagem que usa adequadamente os elementos visuais, ela se torna mais atrativa e o cartaz tem essa característica. Se as cores são bem-adaptadas, o tamanho é adequado e são fixados estrategicamente, poderá divulgar o empreendimento, atrair novos clientes e fiéis compradores.
Promovem um maior destaque para a sua marca
Umas das formas mais efetivas para se lembrar de uma marca é por meio da imagem e uma das maneiras de transmiti-la é pelo cartaz. Em primeiro lugar, os cartazes facilitam para que seus clientes vejam os seus produtos e, para isso, a mensagem deve ser passada de forma objetiva e acompanhada por algo que indique o quanto sua marca se importa com o próximo.
Além disso, a forma que você passa a informação faz com que seu cliente assimile desenho, oferta e produto. É assim que o recado será transmitido e sua marca será lembrada e assimilada a produtos de qualidade e com bons preços.
Oferecem opções criativas para a equipe de planejamento
Os cartazes permitem que a criatividade seja trabalhada da melhor maneira. A equipe de planejamento poderá pensar e adaptar suas ideias às cores do mercado, da prateleira ou do produto em oferta. Outro processo importante é usar a psicologia das cores para chamar a atenção do cliente.
Dessa forma, essa será uma ocasião de investimento na criatividade, produzindo cartazes que poderão ser únicos e chamarão a atenção dos clientes para o seu empreendimento.
Podem ser feitos por empresas especializadas nesse serviço
Muitas pessoas ainda não sabem que existem empresas especializadas nesse serviço. Ao encontrar a colaboração certa e com experiência no mercado, você garantirá um serviço que vai desde a comunicação e padronização dos cartazes ao acompanhamento de uma operação piloto nos varejos.
Essa é uma estratégia eficiente para procurar ações que promovem bos resultados e lidam de maneira ativa com a concorrência, mantendo-se no mercado sem a necessidade de contratar cartazistas para fazer esse serviço, evitando, assim, custos maiores.
Então, ao contratar o serviço de uma empresa séria para cuidar da imagem e da produção dos materiais, sua marca conseguirá um diferencial competitivo em meio à concorrência. Outro ponto importante é que, com bons preços e um bom visual do varejo, o lugar também transmitirá confiança, segurança e credibilidade.
Notou como os cartazes de promoção podem melhorar a sua visibilidade e atrair mais clientes? Sempre que possível, adote os cartazes de divulgação para seu negócio, os resultados serão muito satisfatórios!
E se você tem alguma dúvida e quer saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco, estamos disponíveis para ajudar você!
(Por Pricefy) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Pricefy