Há dois anos o Sam´s Club nos Estados Unidos lançou o Scan&Go em sua loja em Dallas, a Sam´s Club Now, unidade que serve como um centro de testes de novas tecnologias de compras da marca. Foram testadas soluções de realidade aumentada, clique e retire, etiquetas digitais e de localização de produtos e orientação nas lojas, assim como o Scan&Go, sistema de leitura de códigos de barras usando o app da rede.
Agora, a varejista anuncia uma evolução no seu sistema de escaneamento de produtos. Conforme anunciou o vice-presidente de produto e experiência do consumidor da rede, Eddi Garcia, no blog do Sam´s Club, agora o aplicativo dispensa o uso de código de barras para ler o produto escolhido.
O Scan&Go, patenteado pela Sam´s, faz uso de visão computacional e de machine learning via câmera do aparelho para fazer a leitura e identificar qual o produto selecionado no carrinho e incluir na lista compras. A ideia é que o consumidor faça um checkout móvel, ou seja, a qualquer momento dentro da loja, sem precisar se dirigir a uma área de caixas. A nova tecnologia facilita principalmente na hora de registrar produtos maiores e mais pesados, pois não é mais necessário encontrar o código de barras. De acordo com a rede, a leitura também é mais rápida.
Na demonstração em vídeo, o Sam’s Club mostra que de 9,3 segundos que se consumia para examinar um fardo de água com 40 garrafas usando o sistema antigo, passou para 3,4 segundos usando a tecnologia mais recente.
“Em vez de precisar localizar o código de barras e digitalizá-lo da maneira correta, a câmera do aplicativo identificará o produto com um simples toque e o adicionará à lista de compras do membro”, ressaltou Eddie. A nova tecnologia pode reconhecer produtos de qualquer ângulo, facilitando a varredura de um grande número de produtos no carrinho, especialmente itens na parte inferior.
(Por NoVarejo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Sam`s Club, Tecnologia, Código de Barras, Smartphone