Uma pesquisa divulgada pelo IBOPE Conecta com 2 mil internautas das classes A, B e C, de todas as regiões do Brasil, mostrou que um quarto deles (24%) faz compras em liquidação e queima de estoque. A grande maioria compra roupas (86%), seguida por sapatos (61%), tênis (47), celulares (39%) e, por fim, eletrodomésticos (38%).
O gasto médio por pessoa é de R$ 302,03, sendo que a maior parcela dos entrevistados (27%) gasta mais de R$ 501. Outros 20% gastam de R$ 101 a R$ 200, 16% gastam de R$ 201 a R$ 300, 11% gastam de R$ 401 a R$ 500, mesmo percentual dos que gastam entre R$ 301 e R$ 400 e de R$ 51 a R$ 100.
Se a liquidação é online ou em loja física, pouco importa, já que 47% costumam comprar nas duas. Os que costumam comprar somente em loja física somam 31% e os que preferem o comércio online, 22%.
Na hora do pagamento, a maioria (73%) costuma pagar com cartão de crédito, 52% com dinheiro e 42% no débito. Há ainda 27% que opta pelo boleto, 8% pelo PayPal, 7% pelo crediário e 4% por transferência bancária.
Dentre os que pagam com cartão de crédito, 29% parcelam em três vezes, mesmo percentual dos que pagam em seis prestações ou mais. Outros 14% optam por pagar em quatro vezes, 11% preferem em cinco vezes, 10% pagam em duas parcelas e apenas 6% pagam à vista. Entre os que optam pelo crediário, 52% parcelam em seis ou mais vezes, 16% pagam em cinco prestações, 17% parcelam em quatro vezes, 11% pagam em três parcelas e 2% optam por duas prestações.
(Por NoVarejo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Internet, Liquidação, e-commerce