A Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, teve prejuízo líquido de R$ 267 milhões em 2018, ante lucro líquido de R$ 168 milhões em 2017.
No 4º trimestre, o prejuízo líquido foi de R$ 279 milhões, revertendo lucro líquido de R$ 111 milhões no mesmo período de 2017.
No 3º trimestre, a Via Varejo teve prejuízo R$ 79 milhões, revertendo lucro de R$ 46 milhões um ano antes.
No balanço, a empresa aponta que, apesar do crescimento das vendas, o prejuízo do 4º trimestre foi impactado pela menor margem bruta no período e por outras despesas operacionais, resultantes da reestruturação realizada na empresa.
“Além do profundo processo de transformação que passamos em 2018, o ano foi marcado por eventos macroeconômicos que influenciaram negativamente o padrão de consumo da população (greve dos caminhoneiros, copa do mundo e eleição) e, consequentemente, a Via Varejo dentro de seu processo de transformação. Tivemos ganho de market share em 2018 e construímos ferramentas que nos possibilitarão ganhar ainda mais em 2019”, informou a Via Varejo no balanço.
A receita líquida teve crescimento de 5% em 2018, para R$ 26,9 bilhões. No 4º trimestre, foi de R$ 7,46 bilhões, ante R$ 7,39 bilhões em 2017.
O resultado financeiro líquido registrou prejuízo de R$ 741 milhões, ante perda de 765 milhões em 2017. No 4º trimestre, o prejuízo foi de R$ 166 milhões, ante desempenho negativo de R$ 191 milhões no mesmo período de 2017.
O Ebitda ajustado (lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 275 milhões no 4º trimestre, queda de 55,% em relação ao mesmo período de 2017 (R$ 615 milhões). No acumulado de 2018, o Ebitda ajustado atingiu R$ 1,236 bilhão, queda de 26,3% sobre 2017.
As outras despesas e receitas operacionais atingiram R$ 438 milhões no 4º trimeste, ante R$ 128 milhões no mesmo período de 2017, aumento de 242,2%, em função do processo de reestruturação no qual a companhia está envolvida. A partir do 4º trimestre, as despesas jurídicas, referentes a processos que envolvem reestruturação passaram a ser reconhecidas dentro de Outras Despesas e Receitas Operacionais.
Lojas físicas e online
No 4º trimestre de 2018, as vendas nas lojas físicas não tiveram crescimento em comparação a 2017. No ano de 2018, o crescimento das vendas foi de 3,6% ante 2017. Foram abertas 89 novas lojas em 2018, segundo informa o balanço.
No caso do online, a companhia afirma no balanço que ainda observa um processo de maturação das ferramentas, que ainda não atingiram todo o seu potencial, pois foram lançadas ao final do 3º trimestre.
O faturamento com as transações no marketplace apresentou crescimento de 39% no 4º trimestre, com a expansão no número de vendedores e, consequentemente, maior oferta de produtos. Em 2018, o crescimento foi de 10,2% em relação a 2017.
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