O Dia vai promover uma demissão coletiva de 2100 funcionários no mercado espanhol. Após fechar o ano com prejuízos de € 352,6 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão) em 2018, o grupo informou à Comissão Nacional del Mercado de Valores (CNVM), organismo que supervisiona os mercados de valores da Espanha, que a medida faz parte de seu plano estratégico de cinco anos, compreendido no período de 2018 à 2023.
As vendas brutas no mercado espanhol tiveram queda de 2,4%, ficando nos € 5,1 milhões (cerca de R$ 21,7 milhões). Nas lojas portuguesas, porém, a companhia atingiu € 808 milhões (aproximadamente R$ 34 bilhões) de vendas brutas, queda de 3,1% em relação ao ano passado.
As lojas espanholas atingidas pelo plano de demissão em massa devem assegurar a sustentabilidade futura da companhia e reforçar sua posição global, conforme informou a empresa em comunicado. Vale ressaltar que as demissões não estão previstas nas unidades portuguesas, segundo publicação do portal português Hipersuper.
Em 2018, o grupo fechou as vendas brutas na cifra de € 9.390 milhões (por volta de R$ 39,6 milhões), recuo de 14,9% em relação ao ano anterior. As vendas líquidas também tiveram queda, com retração de 11,3% no comparativo a 2017, resultando em € 7.288 milhões (cerca de R$ 30,7 milhões).
Já o EBITDA ajustado retrocedeu 34,8%, fechando em € 338 milhões (cerca de R$ 1,4 bilhão). Atualmente, a dívida do grupo é de € 1.452 milhão (cerca de R$ 6,1 milhões), € 500 milhões (aproximadamente 2,1 bilhões) a mais que no ano anterior.
(Por SuperVarejo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Dia, Espanha, Supermercado