Dirk Van de Put, CEO da Mondelez International anunciou a nova estratégia de longo prazo da companhia. O novo plano estratégico deseja acelerar o crescimento com foco no consumidor, impulsionar a excelência operacional e construir uma cultura de crescimento. O anúncio foi feito em conjunto com executivos do board global e das macrorregiões comerciais. De acordo com o executivo, a Mondelez possui liderança sólida nas categorias, um portfólio com marcas locais e globais e massiva presença em mercados de rápido crescimento, o que ajuda a posicionar a marca em posição de destaque.
A companhia anunciou que o novo propósito é “Snacking Made Right”, com o objetivo de focar o crescimento no consumidor, entendendo seus hábitos e desejos, oferecendo os produtos adequados, para o momento certo e produzidos com qualidade, utilizando ingredientes de fontes sustentáveis.
A nova estratégia tem como prioridades-chave: visão holística do comportamento do consumidor de snacks para melhorar o posicionamento da marca; transformação das áreas de Marketing e Digital para aumentar o retorno sobre o investimento; apostar de forma equilibrada nas marcas locais e globais para alcançar maior crescimento; criação de uma organização mais ágil com foco em inovação; extensão da marca em novos e/ou adjacentes mercados, considerando ainda aquisições; maior investimento em canais como o e-commerce; aceleração da presença em regiões com maior crescimento.
Para conduzir sua nova maneira de operar, a empresa pretende construir uma cultura de crescimento, que aproveite de forma mais eficaz a expertise comercial local e capacite o negócio a se mover com mais agilidade. Com maior investimento na construção de talentos e competências, a mudança cultural será complementada por uma nova estrutura de incentivo ao funcionário, visando impulsionar o crescimento.
A América Latina é responsável hoje por 14% do faturamento da Mondelez International. Com um mercado de snacks no valor de US$ 30 bilhões, o Brasil representa hoje 46% do faturamento da companhia na América Latina, ocupando a posição de liderança regional e de quarta principal engrenagem de crescimento da empresa no mundo. De acordo com dados da Euromonitor, a Mondelez Brasil é líder em três das cinco categorias em que atua no país, com 69% do mercado de gomas, 54% de balas e 52% em sucos em pó. A companhia ocupa a vice-liderança em chocolates, com 30%, e a terceira posição em biscoitos, com 8%.
Com a nova orientação, a companhia está melhor posicionada para ampliar sua participação no mercado de snacks no longo prazo, com distribuição ampla e investimento em canais estratégicos como atacado e e-commerce. Apenas na América Latina, a empresa estima crescer 17,9% em vendas no comércio online em 2018, alcançando US$ 53,20 bilhões. O novo direcionamento permite mais agilidade para os times regionais desenvolverem ações com marcas locais e inovações em embalagens, por exemplo.
Para acompanhar a mudança de estratégia, a empresa fez as projeções de metas anuais de longo prazo e as prioridades de alocação de capital. A companhia deseja ter crescimento de 3% ao ano na receita líquida orgânica; crescimento do rendimento ajustado por ação preferencial (EPS) e US$ 3 bilhões de fluxo de caixa.
Segundo o CFO da Mondelez International, Luca Zaramella, o novo plano estratégico criará um valor sustentável de longo prazo para os acionistas, acelerando o crescimento com foco nos ganhos de produtividade e na melhoria na geração de fluxo de caixa. Durante o anúncio, a companhia reafirmou a previsão para todo o ano de 2018 com o crescimento da receita líquida orgânica na faixa de 1% a 2%. Para este ano, deve haver a recompra de ações no valor de US$ 2 bilhões. Para 2019, a expectativa é que a receita líquida orgânica aumente de 2% a 3%, o EPS seja ajustado entre 3% e 5%, com base em moeda constante, e o fluxo de caixa seja de cerca de US$ 2,8 bilhões.
(Por Mercado&Consumo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Mondelez, Consumo