A Interbrand acaba de anunciar a lista das marcas mais valiosas do ano. Por seis anos consecutivos, Apple(214 bilhões de dólares) e Google (155 bilhões de dólares) se mantêm nas primeiras posições, seguidas pela Amazon, que cresceu 56%, atingindo um valor de marca de 100 bilhões de dólares.

Este ano, a lista traz duas novidades: Spotify, na posição #92 (USD $5.176m), e Subaru na posição #100 (USD $4.214m). A Chanel, que apareceu no ranking pela última vez em 2009, volta na posição #23 (USD $20.005m). Hennessy eNintendo também estão de volta.

As cinco marcas com maior crescimento incluem Amazon (56%); a entrante de 2017 Netflix (45%); Gucci (30%); o Salesforce.com (23%), que também entrou no ranking em 2017; e Louis Vuitton (23%). Com uma queda de 6%, o Facebook saiu deste grupo, depois de fazer parte dele por cinco anos.

Com o tema Activating Brave, a 19ª edição do Best Global Brands analisa o papel que a força da marca exerce na profunda transformação que está impactando as maiores empresas do mundo. A metodologia leva em conta:

  1. a performance financeira dos produtos e serviços sob a chancela da marca;
  2. o papel da marca na decisão de compra do consumidor;
  3. a força da marca para garantir um preço premium ou ganhos futuros para a empresa

“Uma década depois da crise financeira global, as marcas que estão crescendo mais rápido são aquelas que intuitivamente entendem seus consumidores e fazem movimentos audaciosos que encantam e entregam de novas maneiras”, disse Charles Trevail, Global Chief Executive Officer da Interbrand.

Os destaques do ranking:
  • Apple é a primeira marca de 200 bilhões de dólares
  • 56% de crescimento sobre o ano passado impulsiona Amazon para a terceira posição
  • Luxo é o setor que mais cresceu, seguido por varejo
  • Novos entrantes são Spotify e Subaru
  • Voltam ao ranking Chanel, Hennessy e Nintendo

Mais da metade das Best Global Brands vieram de cinco setores: automotivo, tecnologia, serviços financeiros, luxo, e bens de consumo. Luxo é o novo setor com maior crescimento em termos percentuais (42%), substituindo varejo, que manteve um crescimento impressionante em segundo lugar (36%). Eletrônicos é o terceiro (20%), seguido por artigos esportivos (13%), e serviços financeiros (10%).

O valor total somado das Top 100 marcas ultrapassa a marca dos 2 trilhões de dólares, um aumento de 7,7% em relação a 2017. Confira o ranking completo  em: www.bestglobalbrands.com.

(Por NoVarejo – Gabriella Sandoval) varejo, retail lab, núcleo de varejo, ESPM, Ranking, Marcas