O Carrefour vai testar no Brasil ainda este ano uma tecnologia que permite ao consumidor escanear produtos que vão ao carrinho e com isso evitar filas nos caixas.
De acordo com o presidente do Carrefour Brasil, Noel Prioux, os testes com essa tecnologia, chamada de Scan & Go, vão começar a ser feitos ainda este ano.
Há diferentes formatos de implementação dessa tecnologia: um modelo que envolvia aplicativos de celular foi testado e abandonado pelo Walmart nos Estados Unidos depois que a Amazon tornou famoso seu conceito de loja física sem fila.
A proposta do Carrefour Brasil é testar o Scan & Go em lojas do Carrefour Express, formato de lojas de proximidade.
De acordo com Prioux, um piloto inicial poderia ser implementado em cerca de quatro a cinco lojas. O foco, segundo Prioux, é facilitar o percurso de clientes que compram poucos itens por visita. O executivo participou nesta terça-feira do Latam Retail Show, evento que reúne empresas de varejo em São Paulo.
Prioux afirmou que o teste é uma das iniciativas de transformação digital da companhia. Entre os projetos está ainda a introdução dos chamados “self checkout”, os caixas que são operados diretamente pelos consumidores.
Durante o evento, Prioux falou ainda a jornalistas sobre o cenário de consumo no Brasil. Ele considerou que o desempenho em agosto sugere que a tendência para as vendas tem sido mais favorável do que no trimestre passado, quando a greve dos caminhoneiros afetou negativamente os resultados.
(Por Diário do Comércio) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Carrefour, tecnologia