Com a proposta de mapear a partir deste ano sua própria cadeia de fornecimento de pescado e identificar oportunidades para garantir a sustentabilidade de todo o processo de criação e pesca, o Grupo Carrefour firmou parceria inédita com o programa Seafood Watch, pertencente ao Monterey Bay Aquarium, ONG estadunidense voltada à conservação dos oceanos.
Por meio da iniciativa, a varejista francesa informa que dá importante passo para garantir as boas práticas de manejo e preservação em uma das cadeias mais críticas no Brasil. Além de direcionar a política de compras da companhia no país, promovendo mudanças junto aos seus diversos fornecedores, parte do relatório que será publicado irá contribuir ainda na identificação dos potenciais de sustentabilidade das espécies mais consumidas no país e dos manejos que demandam maior atenção por parte dos agentes públicos e privados.
Informações do Carrefour indicam que esta é a primeira vez que a ONG, sediada na Califórnia (EUA), realiza parceria com o varejo no Brasil, contando com o suporte da Paiche, consultoria brasileira em sustentabilidade de pescado. O acordo possibilitará para a varejista a realização de diagnóstico com impactos diretos e significativos na sua cadeia de fornecimento, sobretudo devido ao grande volume de pescado que é comercializado pela companhia todos os anos.
“Como varejista, temos a oportunidade de promover profundas mudanças na cadeia do pescado, incentivando a adoção de boas práticas de aquicultura e manejo, selecionando de forma consciente o sortimento de pescados ofertado ao consumidor e, consequentemente, auxiliando na recuperação e a preservação de espécies”, destaca o diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil, Paulo Pianez.
O projeto contempla ainda outras duas frentes fundamentais para a efetiva aplicação desse diagnóstico: o acompanhamento e suporte aos fornecedores, a fim de garantir o manejo correto e proteção da biodiversidade, e campanhas de comunicação juntos aos clientes, a fim de conscientizar sobre a importância do manejo sustentável e de consumir pescados de forma mais responsável.
(Por Super Varejo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Carrefour