A Nike inaugurou em West Hollywood, em Los Angeles, a primeira unidade de sua loja conceito Nike Live. A loja foi batizada Nike by Melrose, nome da avenida onde está localizada e também para destacar que ali são vendidos produtos que atendem as preferências locais. Para escolha do mix, foram utilizadas informações fornecidas pelos membros do Nike Plus e dados de compra online, para montagem de um espaço com seleção de best seller do e-commerce.
A loja tem decoração temática da Califórnia. As pesquisas realizadas apontaram que um dos itens mais vendidos na cidade é Nike Cortez, um tênis em estilo retrô. Para atender a demanda dos clientes, a empresa armazenou alguns modelos do sapato em mais cores. A loja é abastecida com produtos das categorias mais procuradas, como estilo de vida e corrida.
A integração com o digital é o principal objetivo do novo modelo de loja. Entre os exemplos de união dos universos físico e digital está a possibilidade de os clientes usarem o aplicativo da marca para verificar os códigos de barras dos produtos e obter mais informações sobre eles, como tamanhos e cores disponíveis.
“Isso (integração entre físico e digital) representa o que os consumidores pensam na hora de comprar. Eles não colocam barreiras entre o físico e o digital”, disse Heidi O’Neill, presidente da divisão que cuida de produtos diretos para consumidores, em entrevista à Business Insider.
O estoque da loja será atualizado a cada duas semanas com itens novos, populares e exclusivos daquela unidade. Um quarto do estoque de calçados será renovado desta forma. Essa velocidade de atualização é três vezes mais rápida do que a de uma loja comum da companhia.
Na nova loja os clientes podem experimentar sapatos pré-reservados no aplicativo. Os produtos ficarão separados em um armário, aos quais ele tem acesso com o smartphone. Os calçados também podem ser testados em esteiras.
Na loja diferenciada, o consumidor tem acesso à Nike Express, conversas de 15 minutos com representantes da empresa. A companhia já tinha o Nike Expert Sessions, mas que tinha 30 minutos de duração.
O serviço de mensagens de texto SwooshText oferece ai cliente a possibilidade de fazer uma compra e recebê-la no estacionamento da loja. Quem for membro do Nike Plus resgata produtos ou recompensas em uma máquina de vendas digital, na unidade.
Outras unidades do tipo “Live” deverão ser inauguradas em outros locais, como Tóquio, em 2019. Algumas experiências da nova loja deverão ser incorporadas nas lojas tradicionais. A experiência serve de laboratório para a companhia. “Os serviços que estamos apresentando não serão apenas para a Nike Live, mas sim para todas as nossas lojas à medida que aprendemos e expandimos”, disse O’Neill.
A Nike informou, em seu último relatório de resultados, que as vendas digitais aumentaram 41% no segundo trimestre e contribuíram para um crescimento de 15% no total de vendas.
(Por Mercado&Consumo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Nike, Digital EUA, Los Angeles, store