Segunda maior varejista da América Latina, a chilena Cencosud informou ontem o interesse em ampliar a presença no país por meio do crescimento orgânico, com a abertura de novas lojas de supermercados e hipermercados no Brasil. A possibilidade de aquisições de redes não está descartada, mas só se algo interessante aparecer no radar da empresa. A Cencosud tem 175 pontos no Brasil e suas principais bandeiras são as cadeias Bretas, de Minas Gerais, e G.Barbosa, presente em cinco Estados nordestinos – ambas fruto de aquisições.
“Nós queremos nos fortalecer nos mercados onde já estamos pela expansão orgânica”, disse ao Valor o gerente-geral da Cencosud, Daniel Rodríguez. “Para nós esse crescimento tem duas vantagens. Ele é muito mais econômico e podemos obter lojas de qualidade”, disse o presidente mundial da rede, Horst Paulmann, em coletiva de imprensa ontem em Salvador.
Questionado sobre a possibilidade de entrar em novas regiões do país, especialmente São Paulo e Rio, por aquisições, Rodrigues disse que essa não é uma meta. “Novas compras podem aparecer porque avaliamos todas as possibilidades, mas nosso foco é a expansão orgânica onde já estamos”, disse.
A rede calcula que é possível abrir cerca de 50 lojas no Brasil até o primeiro semestre de 2012, a depender dos pontos que surgirem. O mercado brasileiro já se tornou o segundo maior em receita com varejo alimentar para a rede, ultrapassando a Argentina. A Cencosud opera com cinco bandeiras no Chile e atua também no segmento de shopping centers.
O comando do grupo comentou informações antecipadas pelo Valor há cerca de uma semana, sobre a abertura de novos formatos de lojas no país a longo prazo. “O Brasil é um mercado menos maduro para nós. Então novos formatos de lojas têm potencial aqui, mas não estamos planejando isso para agora”, disse Rodríguez. Conforme o Valor apurou, haveria interesse em trazer no futuro a rede Easy, de material para construção.
Rodriguez e Paulmann estiveram ontem na capital baiana para participar da primeira edição no Brasil da Cencosud Day – evento para investidores e analistas.
Questionado sobre um eventual interesse em negociar uma fusão no país com o Carrefour, que está em processo de reestruturação, Paulmann respondeu: “Não há nenhuma possibilidade. É muito difícil, é um sonho”. O Cencosud faturou US$ 12,2 bilhões em suas cinco operações na América do Sul em 2010 e o Carrefour no Brasil, € 12,4 bilhões (US$ 16,2 bilhões).
Veículo: Valor Econômico – 27/09/2011