Levantamento do Ebit mostra que o comércio eletrônico brasileiro deixou de vender R$ 407,2 milhões nos 11 dias de greve dos caminhoneiros. Estima-se que 861.710 pedidos tenham deixado de ser efetuados pelos consumidores no período, o que significa uma redução de 20% na movimentação média diária na comparação com os mesmos dias das semanas anteriores à paralisação.
Foi um baque para o segmento, que apresentava ritmo forte em razão da proximidade da abertura da Copa do Mundo de futebol, período tradicionalmente forte na venda de aparelhos de TV. A avaliação é de que, com a greve, os consumidores tiveram medo de realizar compras sem a certeza de quando a entrega seria realizada.
Apesar dos efeitos da greve, o comércio eletrônico brasileiro fechou o mês de maio com resultado positivo: crescimento nominal de 10% na comparação com o mesmo período de 2017. No entanto, o avanço foi inferior à última projeção feita pela Ebit, que vislumbrava alta de 13,3%.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, E-commerce, Greve