Depois de anunciar que vai abrir o carro do consumidor para entregar seus produtos, a Amazon vai investir no mercado de moda. Segundo o Wall Street Journal, a companhia está recrutando clientes para participar de uma pesquisa empírica, no escritório da empresa em Nova York, e ajudar a desenvolver um provador de roupas virtual.
As pessoas que participarem terão seus corpos escaneados por 30 minutos a cada duas semanas. Antes disso, elas têm de responder a uma pesquisa on-line sobre hábitos alimentares, o quanto perderam ou ganharam de peso nos últimos anos e quais suas expectativas futuras para manter o corpo.
O projeto de um provador virtual na plataforma da Amazon vem após a compra da startup Body Labs, que criou um software capaz de capturar as formas do corpo e movimentos em três dimensões.
A grande varejista americana já tem um serviço presencial para experimentar roupas, o Prime Wardrobe, que permite ao consumidor escolher e receber roupas em casa para provar. As peças que ficarem são pagas e as outras, devolvidas.
Tais investidas fazem parte de um processo de aceleração da Amazon frente ao Walmart, que até o momento lidera o varejo de moda no mundo com 8,6% do marketshare contra 7,9% da Amazon, segundo recente pesquisa do banco Morgan Stanley.
Ter um provador digital poderá ajudar a consolidar ainda mais a venda de roupas pela Amazon. O recurso é importante para fidelizar o cliente no e-commerce, onde poucos players adotaram o desenvolvimento de provadores virtuais.
(Por NoVarejo – Leonardo Pinto) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Amazon, Virtual, Tecnologia