As vendas do setor em março subiram 17,23% em relação a fevereiro em valores deflacionados pelo IPCA, informou a Abras (Associação Brasileira dos Supermercados). Ainda em termos reais, a alta foi de 12,12% em relação ao mesmo mês do ano de 2017. O primeiro trimestre do ano foi considerado “positivo” para o setor, disse a entidade em comunicado. Os supermercados registraram crescimento de 2,28% de janeiro a março, o melhor resultado acumulado no período desde 2013, de acordo com o Índice Nacional de Vendas apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional.
Em valores nominais, as vendas do setor registraram crescimento de 17,34% em relação ao mês de fevereiro e, quando comparadas a março do ano passado, apresentaram alta de 15,11%. No acumulado do ano, o crescimento nominal chegou a 5,67%.
“O bom resultado apresentado em março foi decorrente das vendas do período de Páscoa, segunda data mais importante para o setor. Em 2017, a data caiu na segunda quinzena de abril, o que fez com que parte das vendas ficasse naquele mês”, informou em nota o presidente da Abras, João Sanzovo Neto. Beneficiadas pelo efeito calendário, além da Páscoa, março contou com três dias a mais que fevereiro.
Em relação ao acumulado do primeiro trimestre, Sanzovo destaca que, embora seja impactado pela sazonalidade da Páscoa, o resultado pode ser visto como um sinal de recuperação para o setor. “Isso nos mostra que, mesmo lentamente, as pessoas estão voltando a consumir”.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Supermercados