A empresa de “private equity” Advent Internacional negocia a compra do controle do Walmart Brasil. Como antecipou ontem o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, as discussões entre as partes avançaram nas últimas semanas e a Advent deve adquirir 80% do Walmart, ficando os acionistas americanos com os restantes 20%.

O Advent tem direito de exclusividade nas negociações. A fase de auditoria de informações (“due diligence”) foi concluída em abril, após quatro meses de análise aprofundada da situação financeira e operacional. O passivos fiscal e trabalhista foram pontos sensíveis da análise – geralmente, esse valores são elevados nas redes varejistas.

O Walmart teve faturamento bruto de R$ 28,2 bilhões no ano passado, com queda de vendas de 4% em relação a 2016. Como o Ebitda da empresa é muito baixo, próximo de zero, não circulam no mercado estimativas sobre o valor da aquisição – em geral, essas previsões são feitas com base em múltiplos do Ebitda.

Consultores em estratégia já foram contratados pela Advent neste ano para avaliar a rede e começar a desenhar um plano de negócios.

Os sócios americanos devem se manter na operação, mas já está definido que deixarão a sociedade em curto prazo, após a reestruturação liderada pela Advent e a melhora dos resultados.

Mesmo após a conclusão do negócio, passivos não verificados durante a “due diligence” ficarão sob a responsabilidade dos sócios americanos.

(Por Valor Econômico – Adriana Mattos) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Walmart