Hoje subestimamos a facilidade e a conveniência de usar um cartão para fazer pagamentos em uma das 50 milhões de lojas que aceitam Mastercard ao redor do mundo todo. Simplesmente chegamos no caixa e entendemos exatamente como nosso cartão ou outro dispositivo de pagamentos irá funcionar.
Mas fazer compras hoje é bem diferente do que era quando a Mastercard surgiu. Aliás, bem diferente de dez anos atrás. Se você for como eu, você tem feito cada vez mais compras pela internet e pelo seu celular, e tem as informações de seus pagamentos armazenadas em diversos sites de comércio e em diferentes plataformas.
De fato, relatórios da indústria mostram que as compras por telefone celular cresceram cerca de 20% no ano passado. O que significa que os consumidores estão passando um tempo enorme navegando em dispositivos móveis. Esses dispositivos apresentam uma série de desafios para o consumidor, entre eles a inclusão dos dados de pagamento e a própria visualização das opções de pagamento apresentadas pelo estabelecimento no momento da finalização da compra.
Experiência é tudo
Na Mastercard, nossa estratégia digital está baseada em entregar a melhor experiência possível ao consumidor – o que envolve escolha, segurança, transparência e privacidade. E para isso é necessário consistência.
Da mesma forma que os terminais de aceitação disponíveis nas lojas físicas possuem um padrão, nós acreditamos que o SRC pode ser implementado como um botão único no check-out, oferecendo assim uma experiência única aos consumidores no momento do pagamento e reduzindo os vários passos que eles devem seguir para finalizar uma compra em diferentes sites. Para os estabelecimentos comerciais, o SRC facilitará a implementação do pagamento online e armazenará tokens de pagamento de forma mais segura, contribuindo para aumentar a taxa de aprovação das compras virtuais.
Acreditamos ainda que existe uma oportunidade para os padrões de pagamentos SRC trabalharem em conjunto com os padrões do navegador W3C para oferecer um valor ainda maior aos consumidores e comerciantes. Mas isso só virá quando nos unirmos como indústria.
Segurança digital em primeiro lugar, em todo lugar
Assim como os chips EMV trouxeram segurança para os pagamentos no mundo físico, a tokenização é fator crítico para a segurança no mundo digital. Hoje, cerca de 75% de todos os cartões do mundo estão prontos para ser tokenizados. Um mundo completamente tokenizado está a nosso alcance, e o SRC irá contribuir para a construção dos padrões necessários para que isso se torne realidade.
Com o SRC, os fraudadores não conseguirão fazer uso de credenciais dos usuários, pois a tokenização torna essas credenciais inúteis e reduz o risco para os estabelecimentos comerciais. E, um ponto extremamente crítico, dá aos consumidores visibilidade sobre onde suas credenciais estão armazenadas e como seus dados são utilizados.
Com essa mudança para tokens e criptogramas, vamos oferecer tranquilidade aos consumidores – não importa qual método eles escolham usar para pagar suas compras. Com o SRC, os esforços junto aos estabelecimentos comerciais, carteiras e plataformas digitais serão complementados por autenticação por meio do EMV 3DS, biometria, soluções de detecção de fraude baseadas em inteligência artificial e serviços de monitoramento.
O anúncio de hoje é apenas o primeiro passo. Continuaremos a compartilhar aqui neste espaço as novidades que forem surgindo nessa jornada.
Sobre a Mastercard
A Mastercard (NYSE: MA), www.mastercard.com, é uma empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. Nossa rede global de processamento de pagamentos conecta consumidores, instituições financeiras, estabelecimentos comerciais, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da Mastercard tornam as atividades diárias – tais como: fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @MastercardNews, participe das discussões no blog Beyond the Transaction e inscreva-se para receber as últimas notícias por meio do Engagement Bureau
(Por Tamer – John Lambert VP Executivo de Soluções Digitais da Mastercard)