Em discurso a empresários durante o 3º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping, na manhã deste sábado (7), o presidente Michel Temer destacou a importância do setor no diálogo com a sociedade.

— As grandes indústrias, os grandes produtores, têm pouco contato com o povo. Esse produto sai e passa para vendedores e etc.. Mas aqueles que trabalham no varejo, nas lojas, nos shoppings, têm um contato permanente com o povo. É uma interação extraordinária com a sociedade.

O presidente falou a uma plateia de aproximadamente 300 pessoas e destacou uma ação do governo que, no ano passado, ajudou a melhorar números do varejo.

— No ano passado, nós acabamos até fazendo uma liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, as chamadas contas inativas. Era dinheiro do trabalhador, mas que estava lá paralisado, sem produzir nada. […] Naquela oportunidade, liberamos R$ 144 bilhões, atingindo 25 milhões de brasileiros. Essa gente foi quitar suas dívidas ou fazer compras no varejo. Foi exatamente o momento em que o índice do varejo cresceu.

Ao lado do relator da reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho, Temer falou sobre a necessidade de atualizar a legislação e foi aplaudido.

— Nós tiramos a legislação trabalhista de 1943 e trouxemos para o século 21.

O agora ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles estava junto com Temer. Os dois falaram sobre a trajetória de crescimento da economia desde que assumiram.

O ex-chefe da economia disse aos empresários que “o Brasil está vivendo um momento particularmente importante”.

— Os senhores e senhoras estão sentido isso diretamente através das suas atividades e através do que aconteceu no país nesses últimos dois anos. Quando começamos, em maio de 2016, estávamos no sexto trimestre consecutivo com crescimento negativo. Questionava-se se seria ou não possível retirar o país da recessão. Hoje, tudo isso foi superado. O Brasil está crescendo em praticamente todos os setores da economia.

Meirelles ressaltou que o setor da construção civil, um dos mais prejudicados com crise, voltou a crescer no último trimestre após quase três anos de queda.

— É uma demonstração do nível do confiança do empresário e das famílias, indicando que o país está entrando em um ritmo de crescimento durável, sustentável. Isso que é fundamental, porque nós tivemos no passado o que chamamos de bolha de consumo, que é como um voo de pato, levanta e cai. Agora, estamos criando uma trajetória de crescimento de longo prazo, que permite a todos investirem.

Temer ouviu do presidente da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Nabil Sahyoun, uma série de demandas do setor “de natureza executiva e legislativa” e se comprometeu a analisar.

(Por Varejista) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM