Os millennials já foram acusados de desestabilizar muitos setores, dos jornais às lojas físicas tradicionais. Os cartões de crédito parecem ser os próximos dessa lista.

Apenas um de cada três millennials usa cartões de crédito, segundo uma pesquisa da Bankrate.com, em comparação com a maioria dos americanos mais velhos. Além disso, uma pesquisa do Federal Reserve concluiu que os jovens de 18 a 24 anos davam mais preferência a pagar com dinheiro do que outros grupos etários. E se eles têm um cartão, geralmente é pré-pago ou de débito, descobriu o TD Bank.

Nada disso é uma boa notícia para bancos como o JPMorgan Chase & Co. ou para as redes de pagamentos como Visa e MasterCard, porque as taxas que eles recebem pelas transações com cartões de débito são inferiores às dos cartões de crédito. A crise financeira global de 2008 e o custo cada vez maior do ensino superior talvez também tenham assustado alguns millennials.

“Eles viveram a grande recessão justo quando começavam a faculdade ou a carreira e pensavam em comprar uma casa”, disse Erin Currier, diretora de segurança e mobilidade financeira da Pew Charitable Trusts. “Eles são muito sensíveis a essa experiência de vida.”

Endividados

Os millennials têm mais empréstimos estudantis para pagar do que as gerações mais velhas. Cerca de 41 por cento deles tinham esse tipo de dívida, segundo um relatório do Pew em 2015. O número se compara com 26 por cento da geração X, 13 por cento dos baby boomers e 3 por cento da a Geração Silenciosa, nos respectivos picos.

Essa dívida também é maior: de 1990 até 2015, a dívida estudantil para um bacharelado de uma universidade típica aumentou cerca de 164 por cento, segundo dados do Departamento de Educação dos EUA.

Essas grandes obrigações poderiam explicar a aversão dos millennials pelos empréstimos, disse Currier. Com o tempo, talvez eles nunca se sintam tão à vontade com os cartões de crédito e a dívida como as gerações anteriores, disse ela.

A TransUnion confirma que os milênios possuem menos cartões e têm saldos mais baixos do que os membros da geração X quando esse último grupo tinha de 21 a 34 anos, graças em parte à legislação que limita a comercialização de cartões de crédito no campus e ao boom subsequente do uso de cartões de débito. Os millennials também usam mais os empréstimos pessoais e automotivos, segundo a TransUnion, em vez dos cartões de crédito.

Mal necessário

Os cartões de crédito são um mal ao qual alguns millennials recorrerão, deixando de lado seus cartões pré-pagos e de débito, à medida que forem ficando mais velhos, segundo um estudo da processadora de pagamentos TSYS Merchant Solutions, que mostra que os cartões de crédito se tornam o método preferido de pagamento dos que têm mais de 25 anos.

“À medida que os millennials vão ficando mais velhos e com mais poder aquisitivo, possuir cartões de crédito, assim como a necessidade e a vontade de ter cartões de crédito aumenta”, disse Solana Cozzo, vice-presidente de cartões pré-pagos e inclusão financeira da MasterCard.

A probabilidade de que mudem de hábitos de consumo quando têm filhos é maior, mas eles também são mais propensos a estar em sintonia com os prêmios que as empresas de cartão de crédito oferecem, como as milhas aéreas e a devolução de dinheiro em algumas compras.

–Com a colaboração de Jenny Surane

(Por Bloomberg -Lisa Fu) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Millennials