A rede atacadista Makro, em parceria com a empresa EDP Brasil, deu início a um projeto que busca promover a eficiência energética juntamente com sustentabilidade. Com um investimento de R$ 60 milhões para substituir o sistema de iluminação de LED nas áreas internas e externas de todas as lojas do Brasil, a rede conseguiu reduzir o consumo de energia em iluminação em mais que a metade (55%), o que equivale a 17,5 mil megawatts-hora (MWh), o mesmo que o consumo médio de 7,3 mil famílias.

Antes da implantação, a iluminação representava, em média, 20% da conta de energia elétrica das unidades do Makro. Com a mudança, este cenário deve apresentar redução de 10%. Por meio do contrato firmado entre as empresa, a economia mensal de energia com a nova iluminação reduzirá o investimento inicial.

Com a economia de energia, mais de 1.431 toneladas de CO2 deixarão de ser lançadas na atmosfera, o que corresponde ao plantio de 11 mil árvores. Além disso, ocorrerá redução nos custos de manutenção, já que a durabilidade das novas lâmpadas é de 50 mil horas (de 3 a 4 vezes mais que lâmpadas fluorescentes), além de gerar menos impacto ambiental por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

“Além da economia no consumo de energia, o projeto de eficiência energética trouxe inúmeros benefícios, como o aumento da produtividade dos funcionários, valorização dos produtos trazendo mais conforto visual para os clientes e o compromisso sustentável de evitar desperdício e reduzir a emissão de gases poluentes”, afirmou o presidente do Makro Brasil, Marcos Ambrosano.

(Por Super Varejo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Makro, Sustentabilidade