O crescimento das redes de atacado no Brasil tem feito as companhias da área ampliarem investimentos nessa operação no Brasil. O Grupo Pão de Açúcar planeja abrir 20 lojas Assai por ano pelos próximos três anos, segundo plano estratégico para o negócio já discutido pelo comando. De acordo com Enéas Pestana, presidente do Grupo Pão de Açúcar, que controla o Assai, já foi feita uma reorganização do formato de atuação da rede neste ano, com busca de públicos com outro perfil, e isso abre espaço para uma nova fase para o negócio.
“Passamos por um período de transição, tentando atrair mais clientes que chamamos de revendedores e utilizadores. Isso feito, o negócio é crescer”, afirmou ele. “Já temos banco de terrenos que está disponível para esse projeto de 20 lojas por ano”.
O Assai é um dos modelos considerados prioritários para a expansão do GPA nos próximos três anos, segundo o planejamento estratégico da companhia para o período de 2012 a 2104.
Ele informou ainda que a base da expansão do Assaí será orgânica.”Não há nenhum negócio hoje que nos interesse [para compra]”, disse. A rede Assaí soma 57 unidades e encerrou 2010 com faturamento de cerca de R$ 4 bilhões. Segundo Pestana, a ideia é dobrar o valor, mas ele não fala em prazo. “As soon as possible”, brincou, ao responder em inglês à pergunta sobre o prazo para isso. O Atacadão, do Carrefour, é a maior rede de atacado no Brasil e a estimativa do mercado é que essa rede fature mais de R$ 10 bilhões no país em 2011 – o Atacadão não informa os dados.
As informações foram prestadas por Pestana durante um evento da rede em uma loja Extra na zona sul de São Paulo.
(Adriana Mattos | Valor)