O brasileiro está mudando seus hábitos de consumo para melhor se adequar aos tempos difíceis de crise e deixando de comprar produtos comemorativos — como peru e champagnes. Mas não quer dizer que esteja deixando de festejar datas como Natal e Páscoa, e sim substituindo os produtos sazonais por opções mais em conta, mas de qualidade.

O presidente da Rede Bom Lugar, associação que reúne 35 lojas em nove cidades da região, Romildo Reis, tem duas constatações sobre o assunto. A primeira é sobre a escolha dos clientes nessas datas. “Ano a ano, há um bom tempo, os produtos sazonais estão sendo substituídos por outros de preço menos elevado. O cliente está preocupado é com a qualidade de vida da sua família, e se conseguir substituí-lo por outro de qualidade, está ótimo”, aponta.

E o outro apontamento é que o espírito da celebração está se transformando. “Algumas pessoas viajam, ou passam as datas na casa de amigos. As famílias comemoram, mas estão se distanciando. Não sabemos se por conta da descrença geral das pessoas no País, do descrédito com a política ou pela dificuldade financeira dos brasileiros. E isso é muito triste”, opina.

A percepção do diretor se confirma pelos índices de vendas dos produtos refrigerados da época. Entre todos os fabricantes, somente um teve ganho no volume oferecido ao consumidor desde 2013. E a estimativa é que, neste ano, o tradicional peru venda quase quatro vezes menos que outras aves de preço mais acessível. É que, nesse novo cenário, os produtos comemorativos dão lugar aos produtos do dia-a-dia, mas em grande quantidade. E é aí que o consumidor sai ganhando.

“Quando não se tem aquela ceia diferenciada, as pessoas compram mais bebidas ‘comuns’, como cerveja, ou mais carne para churrasco. Produtos fora da linha sazonal e que não sofrem aumento de preço. E daí conseguimos focar nessas opções no nosso folheto de ofertas e brigar por boas promoções ao consumidor”, finaliza Romildo.

(Por Varejista) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM