A Alipay (braço de meios de pagamento do Grupo Alibaba) lançou um dispositivo que permite pagar as compras com um sorriso – amarelo ou não. A novidade para o consumidor está sendo testada em uma loja do KFC (sim, o famoso restaurante dos frangos empanados) na China.

De acordo com The Verge, a tecnologia foi lançada na semana passada e está disponível apenas em uma loja do KFC em Hangzhou. A tecnologia foi desenvolvido por uma  empresa chamada Ant Financial, uma espécie de subsidiária da Alibaba.

Chamada de Smile to Pay, a tecnologia precisa de um ou dois segundos de uma análise fácil por meio de uma câmera 3D e um algoritmo de detecção desenvolvido pela empresa para verificar a identidade do consumidor que irá pagar a conta. Antes, o cliente ainda precisa inserir o número do smartphone para se proteger contra eventuais fraudes.

Contra fraudes

Em entrevista ao site, a Ant Financial explica que o algoritmo detecta sombras e outras características presentes no rosto para verificar se a pessoa parada na frente da câmera é realmente uma pessoa de carne e osso – e não uma foto ou vídeo usado para enganar o sistema de pagamento.

E não é apenas isso. Veja o vídeo.

 

(Por NoVarejo –  Ivan Ventura) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM