A coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis, acredita que os resultados recentes da economia, assim como a tendência para os juros e a inflação, apontam para condições mais favoráveis ao consumo das famílias nos próximos trimestres.

Segundo ela, o aumento de 1,4% do consumo das famílias no segundo trimestre, em relação aos três primeiros meses do ano, foi o grande destaque positivo para o crescimento de 0,2% do PIB nessa comparação. Foi o primeiro aumento no consumo após nove trimestres de quedas.

Rebeca Palis explicou que, no segundo trimestre deste ano, a liberação de recursos do FGTS contribuiu para o resultado do consumo das famílias, assim como a queda mais acelerada da inflação, o que permitiu ganhos salariais reais dos trabalhadores. “Com salários reajustados pela inflação passada e a inflação presente baixa, os trabalhadores tiveram ganho real e a massa salarial cresceu. Há mais dinheiro disponível nas mãos das famílias.”

Questionada se haveria tendência de continuidade de crescimento do consumo das famílias nos próximos trimestres, mantidas as condições positivas vistas nos últimos meses (com exceção do FGTS), a técnica do IBGE concordou. “O mercado de trabalho realmente está com uma tendência de melhora. Temos visto até pelos dados que o IBGE divulgou ontem, da Pnad Contínua”, disse Rebeca.

“Nos juros também há tendência clara de continuidade de redução e há a manutenção da inflação mais baixa. São condições mais favoráveis para o consumo das famílias.”

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM