As vendas do varejo avançaram 1,20% em junho ante maio e avançaram 3,0% em relação ao mesmo mês do ano passado, conforme os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse desempenho positivo, na passagem de maio para junho, se deu graças a alta em seis das oito atividades pesquisadas, entre elas, a do segmento de móveis e eletrodomésticos (2,2%).

Na comparação com igual mês do ano anterior, houve avanço em todas as atividades pesquisadas. A categoria de eletromóveis respondeu pela maior contribuição (+12,7%) na formação da taxa positiva do varejo (3,0%). Segundo o IBGE, com uma dinâmica de vendas associada às compras financiadas, o resultado do mês de junho foi estimulado pela redução de 12,9% no custo médio do crédito às famílias, além da influência da base fraca de comparação e da menor variação dos preços. Com isso, os indicadores do segmento apontam, no acumulado no ano, avanço de 5,9% e, no total dos últimos doze meses, variação negativa de 2,9%, embora sinalize redução no ritmo de queda.

No trimestre encerrado em junho, a alta do mercado foi de 0,8% ante o primeiro trimestre deste ano e de 2,5% no confronto com o mesmo período do ano passado, interrompendo uma sequência de nove trimestres seguidos de queda. Ainda em bases trimestrais, no segmento de móveis e eletrodomésticos, o aumento foi de 3,0% para 8,9%, respectivamente.

O resultado geral é o avanço mais significativo desde o segundo trimestre de 2014, quando o varejo teve uma alta de 4,1%. “A melhora entre atividades do varejo foi generalizada no segundo trimestre, seja porque reverteram a queda para crescimento seja porque diminuíram o ritmo de perdas”, disse Isabella Nunes, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.

No índice semestral, o total do varejo, ao apontar variação de -0,1% nos seis primeiros meses de 2017, registrou o quinto semestre seguido de taxas negativas, porém com a menor variação nesse tipo de confronto desde o primeiro semestre de 2015 (-2,1%). Entre as atividades que compõem o varejo, o perfil dos resultados para os seis primeiros meses de 2007 mostrou maior dinamismo em Móveis e eletrodomésticos (5,9%).

(Por Eletrolar.com) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM