Talvez você nunca tenha ouvido falar da japonesa Miniso. Trata-se de uma rede de lojas especializada na venda de produtos variados – o que alguns chamariam de “cacarecos de baixo custo”. A empresa é a principal concorrente da Daiso no Japão e em outros países, como Estados Unidos e países da Europa. Agora, a disputa pelo consumidor será em solo brasileiro.
Até o fim deste mês, a Miniso deve promover uma série de inaugurações de lojas em São Paulo. Os locais e a quantidade não foram divulgados pelas empresas, muito menos o início da operação comercial no Brasil. Por outro lado, é sabido que existem unidades em construção nos shoppings Anália Franco, Center 3, Ibirapuera, Light e Vila Olímpia. Fora da Capital, existem lojas previstas no Jundiaí Shopping e no Golden Square Shopping Center, no ABC Paulista.
Até 100 inaugurações por mês
Um dos fatos que chamam a atenção da Miniso é o agressivo desembarque da marca no País – ainda mais em tempos de recuperação da economia.
No entanto, nada disso é novidade para a empresa com sede em Tóquio e fundada pelo designer Miyake Junya e o jovem empresário chinês Ye Guofu. No site ou mesmo nas redes sociais, a empresa divulga que promove a inauguração de 80 a 100 lojas por mês em todo o mundo.
Hoje, é possível encontrar lojas ou produtos da Miniso espalhados em mais de 50 países, dentre eles Estados Unidos, Canadá, Rússia, Cingapura, Dubai, Coreia, Malásia, Hong Kong, entre outros.
O grande trunfo da empresa é o grande portfólio com mais de 18 mil produtos de baixo custo e distribuídos em 12 categorias (dia a dia, bem estar, bolsas, esporte e fitness, eletrônicos, beleza, papelaria, brinquedos, acessórios, vestuário, produtos sazonais e alimentos).
A escolha dos produtos obedece a filosofia da empresa: “Simples, natural e de qualidade”. Embora a empresa não confirme, é possível que a inauguração da primeira loja aconteça já na próxima semana.
(Por NoVarejo – Ivan Ventura) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM