Guararapes, detentora da marca de fast-fashion Riachuelo, elevou o lucro líquido em 126,9% no segundo trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo reportou a empresa. Ao todo, são R$ 82,3 milhões em lucro no período.

Parte desse crescimento deve-se ao aumento de 10% nas vendas da Guararapes, para R$ 1,6 bilhão. A receita líquida de mercadorias da Lojas Riachuelo registrou um crescimento de 13,4%. Já as vendas em mesmas lojas cresceram 8,7% no período.

O que também elevou os resultados da companhia foi o esforço para melhorar a produtividade do metro quadrado das lojas. O aumento foi de 38,4%, em comparação ao início de 2014.

Produtividade

No trimestre, a relação de área por funcionário era de 48,3 metros quadrados por funcionário. No primeiro trimestre de 2014 essa relação era de 34,9 metros quadrados por funcionário. Ou seja, hoje, cada funcionário consegue atender mais metro quadrado do que antes.

A gestão do mix também impactou positivamente nos resultados da empresa. “Apesar de um cenário econômico ainda desafiador, a estratégia implementada pela companhia continuou a proporcionar melhorias graduais na operação e no desempenho das novas coleções, gerando um nível de estoque operacional bastante adequado”, disse a empresa em relatório.

No trimestre, a empresa também viu a estabilização da operação do novo centro logístico – o que resultou em uma melhor reposição do mix por SKU que vem contribuindo para um menor volume de demarcações no decorrer dos últimos trimestres.

“Do ponto de vista econômico, a liberação dos saques das contas inativas do FGTS teve uma contribuição bastante positiva tanto para as vendas quanto para os níveis de recuperação de crédito”, disse a empresa.

O destaque positivo foi a redução de 28 dias de estoque.

Ao todo, a empresa fechou o trimestre com investimentos de R$ 43 milhões, considerando a Lojas Riachuelo. Desse total, R$ 6,3 milhões foram para novas lojas e R$ 3,5 milhões para remodelações.

A companhia encerrou o trimestre com 292 lojas – praticamente o mesmo número de 2016.

(Por NoVarejo – Camila Mendonça) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM