Por Armorel Kenna

A companhia espanhola Inditex, controladora da rede Zara, pode ser a maior companhia varejista de roupas do mundo, mas não é uma campeã mundial quando se trata do comércio eletrônico. O presidente-executivo da Inditex Pablo Isla, que vem supervisionando uma grande expansão no número de lojas na Ásia desde que assumiu o comando há seis anos, está determinado a mudar isso.

Em setembro de 2010, a Inditex lançou um site de compras para a Zara na Espanha, Reino Unido, Portugal, Alemanha, Itália e França. Em 7 de setembro começará a aceitar encomendas on-line nos Estados Unidos, para itens como os jeans superjustos Zara a US$ 79,90, para o mercado alvo de mulheres jovens e adolescentes.

Há muito tempo a Inditex vem usando sites da internet promocionais para atrair a atenção para sua linha Zara, além de outras redes da companhia como Bershka e Massimo Dutti. Sua página no Facebook tem quase 10 milhões de fãs e a Inditex lançou há mais de 18 mese s um aplicativo para smartphone que permite navegar pelos novos lançamentos de roupas.

Entretanto, vender produtos on-line, coisa que a Gap vem fazendo há mais de uma década, apenas agora está se transformando em uma parte importante de sua estratégia para ampliar as vendas nos Estados Unidos.

A Inditex tem cerca de 50 lojas Zara, contra os mais de 200 pontos de vendas que a concorrente sueca Hennes & Mauritz (mais conhecida como H&M) abriu nos EUA até agora. “A Zara demorou para entrar na internet nos EUA – trata-se do maior mercado on-line de roupas do mundo”, afirma Sucharita Mulpuru, uma analista da consultoria Forrester Research especializada em e-commerce. “A internet é uma grande estratégia para eles. É muito mais barato para eles, com a marca [Zara] conhecida nacionalmente, lançar uma loja on-line do que investir em lojas reais em mais de 50 shopping centers nos EUA.”

A rede de lojas Inditex é modesta, mas a marca Zara é muito estimada entre consumidores jovens na faixa de 25 a 35 anos, que a companhia espera atingir on-line. Ao mesmo tempo, Isla continua perseguindo o crescimento nos mercados emergentes em crescimento acelerado. A Inditex, que superou a H&M como maior companhia varejista da Europa no começo de 2006, abriu 150 lojas na China nos últimos cinco anos. As vendas cresceram 53% desde o começo de 2007. No ano passado ela gerou 89% de suas vendas na Europa e Ásia, com as Américas respondendo pelo restante.

Analistas acreditam que a experiência da Inditex na distribuição e gerenciamento de estoques será de boa ajuda em seu esforço no mercado on-line nos EUA. A Zara renova suas coleções duas vezes por semana, despachando produtos rapidamente dos centros de distribuição na Espanha. A companhia encoraja os gerentes de lojas a compartilhar com os estilistas os comentários feitos por clientes e sugestões da moda, em vez de permitir que os desfiles semestrais de moda determinem as tendências para o próximo ano.

Fonte: Valor Econômico