As comemorações do Dia dos Pais devem movimentar R$ 52,3 bilhões em São Paulo, em agosto. As projeções são da FecomercioSP que estima que só a capital paulista movimente R$ 16,9 bilhões em vendas.
O segmento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento deve ver crescer em 15% o faturamento real. Já as lojas de vestuário, tecidos e calçados também deve crescer em vendas de 5% em agosto.
Tipos de presentes
Segundo levantamento da FecomercioSP é possível agradar os pais e o bolso na hora de presentear. Isso porque os preços de determinados produtos estão mais baratos em relação a 2016.
É o caso dos microcomputadores, que estão 20,77% mais em conta do que o preço médio do ano passado. O mesmo acontece com os aparelhos de som e DVD cujos preços caíram 3,63% e 2,76% respectivamente.
No grupo de vestuários e calçados os preços também estão mais atrativos. A média de uma camisa ou camiseta masculina, por exemplo, caiu 2,29% em comparação com o ano passado, assim como o agasalho masculino que está 3,6% mais barato.
Já os preços de tênis e sapatos masculinos estão mais caros, 14,6% e 7,26% respectivamente. Perfumes e instrumentos musicais também estão com preços maiores, 3,5% e 0,33% respectivamente em comparação com o mesmo período do ano passado.
Motivos
Para a entidade, dificilmente possíveis agravamentos da crise política impactem no humor de compra em agosto. Assim, a queda da inflação, corte da taxa básica de juros e elevação da renda agrícola embasam a melhora na confiança dos consumidores e favorecer o volume de vendas.
(Por NoVarejo – Mariana Lima) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM