A Brazil Pharma, braço do BTG Pactual, está em busca de redes de farmácias de médio porte em cidades com potencial de consumo no Centro-Oeste e no Norte. Cidades como Belém, Brasília e Campo Grande fazem parte desse grupo, conforme apurou o Valor. O foco da empresa está em fechar a compra de uma parcela do negócio, inclusive participações minoritárias, se for o caso, com a manutenção dos donos no comando na operação.
Algumas diretrizes da companhia ficaram mais claras ontem, durante encontro entre o comando da Brazil Pharma e um grupo de cerca de 120 empresários e advogados, em evento promovido em São Paulo pela B2L, companhia que prospecta negócios.
“Antes de qualquer coisa, quem vende tem que realmente querer um sócio. Se for só pelo dinheiro, esse não é o caminho”, disse Andre Sá, diretor-presidente da BR Pharma, a um grupo de executivos. “Além disso, estamos olhando redes com posição de liderança ou com potencial para chegar lá, e aí as médias [redes] podem se encaixar. E é importante que sejam negócios que registrem hoje crescimento orgânico, com um plano nesse sentido”.
Em relação às negociações possíveis, Sá tem feito uma série de visitas a varejistas consideradas importantes dentro do modelo de expansão do grupo e também conversado com redes interessadas em apresentar o negócio. Segundo fontes ligadas ao varejo farmacêutico, já houve uma aproximação entre a Brazil Pharma e a Panvel, cadeia do sul do país que aceitaria negociar uma parceria, e não a venda do negócio, apurou o Valor. As redes negam. Há outra operação comentada pelo mercado envolvendo a ExtraFarma, uma das maiores do Norte e a maior varejista do Pará. A companhia não confirma a informação.
Ainda na área geográfica de interesse da Brazil Pharma, a Drogaria São Bento, varejista com 80 lojas no Centro-Oeste, está aberta a negociações. “Podemos avaliar o que vier, não é um assunto proibido. Mas não precisamos fazer nada agora”, afirma Luiz Fernando Buainain, um dos irmãos controladores da rede. Ele não confirma uma negociação com a Brazil Pharma.
Desde quando foi criada, há dois anos, a Brazil Pharma adquiriu 100% da Farmais e comprou parte das redes Rosário Distrital, Guararapes e Mais Econômica e adquiriu 16 pontos da Farmácia dos Pobres. A rede controlada pelo BTG Pactual soma 681 pontos.
Na avaliação de alguns assessores financeiros de varejista, houve uma maior valorização dos ativos das redes nos últimos meses, principalmente após a união de Drogasil e Drogaraia. “Algumas lojas acham que, depois que as duas integrarem a operação, elas vão à caça de negócios e terão caixa para isso. Tem gente esperando isso para subir mais o preço.”