A Via Varejo assinou um termo de acordo com o Grupo Pão Açúcar (GPA) e com acionistas da família Klein — Samuel Klein, Michael Klein e Eva Lea Klein, com interveniência da Casa Bahia Comercial — para ajustar e regular o pagamento de perdas e danos incorridos na companhia desde 8 de novembro do ano passado.

Segundo comunicado, em 4 de dezembro de 2009, a empresa firmou com o mesmo grupo de acionistas um acordo de associação que regulou a integração dos negócios no setor de varejo de bens duráveis e comércio eletrônico então explorados pelo GPA, pelas Casas Bahia e pela Globex Utilidades, antiga denominação da Via Varejo.

O acordo foi aditado em 1º de julho de 2010 e, conforme seus termos, ao final do sexto ano da data de fechamento da integração (8 de novembro de 2016), foram encerrados os procedimentos para notificações de demandas judiciais que poderiam incorrer em perdas e danos indenizáveis às partes.

A partir daquela data, portanto, as partes se comprometeram a ajustar as garantias prestadas pelas Casas Bahia para assegurar o reembolso da Via Varejo por perdas, caso venham a acontecer.

Dessa forma, o termo de acordo foi celebrado ontem (04.07) para ajustar os pagamentos das perdas já ocorridas, “bem como os critérios para determinação da responsabilidade das partes por perdas” que acontecerem após 8 de novembro do ano passado. O termo também traça as garantias do respectivo pagamento à Via Varejo pelas Casas Bahia.

“O termo de acordo está sujeito à aprovação do conselho de administração de Via Varejo, bem como do Comitê Especial Independente para Transações com Partes Relacionadas”, diz o aviso ao mercado.

Braço do GPA que reúne as operações de Casas Bahia e Ponto Frio, a Via Varejo afirma ainda que está avaliando “eventuais impactos” nas suas demonstrações contábeis decorrentes da assinatura do termo e manterá o mercado informado sobre o tema.

O GPA afirmou, em comunicado, que também está avaliando os reflexos sobre a companhia.

(Por Eletrolar.com) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM