A Hortifruti surgiu em 1989 disposta a implementar um conceito inovador de comercialização de alimentos saudáveis: oferecer aos consumidores o melhor da feira – frutas, verduras e legumes frescos – aliado à praticidade de um supermercado. A partir de sua primeira loja em Colatina (ES), a empresa expandiu suas atividades para todo o Estado, para o Rio de Janeiro e São Paulo, até chegar às atuais 33 unidades, frota própria com mais de 250 veículos e uma equipe de quase 6 mil colaboradores.

Hoje, a maior rede varejista de hortifrutigranjeiros do País transporta 16 mil toneladas por mês de frutas, legumes e verduras de seus quatro centros de distribuição, do campo às bancas, em até 24 horas, e atende 2,1 milhão de clientes. Com faturamento previsto de um bilhão e meio de reais, a rede comercializa ainda produtos de mercearia e delicatessen; processados e carnes, e possui um cartão de crédito próprio com 40 mil clientes ativos. Nesse cenário, para manter sua estratégia de crescimento, que conta com um grande suporte do mercado investidor, a Hortifruti precisava garantir 100% de integridade e segurança de dados, além de total integração de processos e sistemas e uma governança impecável.

“Procurávamos um sistema capaz de acompanhar nossa estratégia de expansão e de assegurar uma visão sistêmica do nosso negócio, eliminando retrabalhos, reprocessamentos de dados e aumentando a confiabilidade de nossos números”, diz Walquyria Majeveski, COO da Hortifruti. “Analisamos várias soluções disponíveis no mercado até optar pela SAP Merchandising for Retail, entre outras soluções da SAP para gestão e análise de dados e pessoas”, ressalta. “A oportunidade de trazer a implementação do SAP trouxe muito mais confiança e credibilidade para os números gerados pela companhia, o que também fez toda a diferença na imagem que a Hortifruti tem diante de seus investidores”.

Pietro Di Micio, Diretor de Vendas da SAP Brasil, destaca que “a integração nativa entre os processos de backoffice e operação é uma das grandes fortalezas da plataforma SAP para o Varejo, possibilitando uma visão única dos dados transacionais e analíticos para os nossos clientes“.

A adoção da solução da SAP contou com o apoio e participação de todas as áreas de negócios, como relata a Gerente Geral de RH da Hortifruti, Erica Travezani. “A equipe da empresa diretamente envolvida no projeto era composta por 84 colaboradores e estabelecemos uma gestão de mudança, contribuindo para que o trabalho de implementação, conduzido pela Megawork, parceira da SAP, fosse complementado em apenas dez meses”. A executiva define a decisão de trabalhar com a ferramenta de gestão da SAP como muito assertiva. “Hoje podemos tomar decisões muito mais rapidamente, o que nos permite manter todo o nosso diferencial de bom atendimento e competitividade. Esse foi um dos maiores benefícios alcançados”.

Para a COO Walquyria Majeveski, “a implementação da solução SAP Merchandising for Retail foi um divisor de águas. Nós nem lembramos mais como era a Hortifruti antes da SAP”, afirma. “Tivemos melhorias fundamentais em grandes processos, muito mais rapidez nos demais, integração completa de todas as áreas dentro do sistema e adquirimos grande nível de controle e confiança dos dados gerados pela organização”. Ela detalha ainda resultados de grande importância para a rede como o aumento nas vendas, devido à maior disponibilidade de produtos nas lojas; melhor controle de estoque com a redução de perdas do dia a dia da operação; distribuição organizada de produtos nas gôndolas e eficiência e inteligência nos processos de logística. Além disso, a rede eliminou duplicidade de atividades e passou a emitir relatórios gerenciais com indicadores de desempenho KPI’s.

“A SAP trouxe muito mais confiança e credibilidade aos números e informações gerados, o que produz uma imagem altamente positiva para nossos acionistas. A Hortifruti está evoluindo com a SAP”, sintetiza a executiva.

Sobre a SAP
Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores a operar de forma mais eficaz. Abrangendo desde as áreas de negócios à análise executiva, dos depósitos aos pontos de venda e do escritório até dispositivos móveis, a SAP potencializa organizações a melhor explorar seus negócios para manter-se à frente da concorrência. Os aplicativos e serviços SAP oferecem a 350.000 clientes no mundo condições para operar de forma mais rentável, a se adaptarem continuamente e crescerem com sustentabilidade. Para obter mais informações da SAP Brasil, visite http://www.sap.com/brazil, a Sala Virtual de Notícias da SAP, http://news.sap.com/brazil/, e siga o canal de notícias no Twitter @sapnoticiasbr

(Por FleishmanHillard – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM