O sistema de franchising vem sendo uma das principais alternativas para quem pensa em abrir um negócio em época de aperto na economia. Esse interesse existe porque a aliança entre um franqueador e seu franqueado pode dar mais força ao negócio do que montar uma empresa sozinho, do zero. Para quem procura um negócio agora, o momento pode ser oportuno para negociar bem o aluguel do ponto comercial, que passa por um excesso de oferta, e se lançar em ideias inovadoras.

“É possível minimizar os riscos se capacitando mais. Isso vai ajudar na habilidade de reagir do empresário. O esforço pode ser maior para abrir um negócio agora, mas uma franquia permite usar a experiência acumulada pelo franqueador e pela rede, o que reduz bastante o tempo de aprendizado”, afirma Paulo Cereda, consultor do Sebrae de São Carlos (SP).

DOIS EM UM
Uma forma de mergulhar no mundo do franchising é percorrer os corredores do maior evento do setor no Brasil, a ABF Franchising Expo 2017, que acontecerá de 21 a 24 de junho em São Paulo. Neste ano, além de prestigiarem os cerca de 400 expositores, os visitantes poderão fazer vários cursos sobre o sistema de franquias durante a ABF Franchising Week, que faz parte do evento principal e é voltada a fraqueadores, colaboradores, franqueados, fornecedores e demais stakeholders.

Na edição 2017, a ABF Franchising Expo terá alguns espaços especiais, como a Arena do Conhecimento, onde haverá palestras de temas variados, como conceitos básicos para abrir uma franquia. Para as marcas franqueadoras haverá o espaço Palavra da Marca, no qual serão oferecidas minipalestras para candidatos a uma franquia. Já oespaço Montando Minha Franquia vai reunir fornecedores de diferentes tipos de produtos e serviços.

DESTAQUE
Uma das áreas que devem atrair a atenção de franqueados é a Smart Mall ABF, onde empresas vão apresentar soluções tecnológicas aplicáveis ao varejo, como usar a tecnologia para aumentar a produtividade nas lojas. O espaço inclui ações de realidade virtual e inteligência artificial. “É um evento que mostra a franquia atuando em todos os lugares. Você toma café, almoça, janta e dorme pensando em um negócio relacionado ao franchising”, brinca Altino Cristofoletti, presidente da ABF.

O aplicativo ABF Connect, disponível durante a feira, permite ao usuário realizar buscas por segmento e nome das marcas. Neste ano, pela primeira vez, a ABF, o Sebrae-SP e a Associação Comercial de São Paulo vão trazer caravanas do interior paulista e de outros estados brasileiros para visitar o evento.

Serviço
ABF FRANCHISING EXPO 2017
De 21 a 24 de junho
Local: Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila
Guilherme, São Paulo
Previsão de público: 60 000 pessoas
Área de exposição: 31 000 m2
Credenciamento para compra antecipada:
http://www.abfexpo.com.br
Valor do ingresso para os quatro dias: 60
reais para compra antecipada
70 reais para a aquisição nas bilheterias

ABF FRANCHISING WEEK
De 19 a 24 de junho
Local: Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila
Guilherme, São Paulo
Valores para o evento completo:
Associados da ABF – 500 reais
Não associados – 1 250 reais

(Por Exame) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM