Unilever lança no Brasil os chás quentes Lipton®, marca líder na categoria e presente em mais de 150 países. São 12 sabores divididos entre Infusões, Chás Verdes e Chás Pretos desenvolvidos para atender o paladar dos brasileiros.

O mercado nacional apresenta um consumo per capita de apenas 10 xícaras de chá ao ano – assumindo assim a posição 77 em ranking feito pelo Euromonitor. Porém o aumento da procura por bem-estar somado aos inúmeros benefícios da bebida têm impulsionado o mercado e representam uma oportunidade enorme para a marca.

“O Brasil é um país de tomadores de café – uma parte muito importante de nossa cultura –, mas os brasileiros estão cada vez mais focados em hábitos saudáveis, principalmente na escolha pelos alimentos e bebidas. Comprovações científicas dos benefícios dos chás, recomendação de nutricionistas e aumento de opções de produtos no mercado vêm ajudando a intensificar este hábito no Brasil”, explica Carolina Valim, gerente de marketing de Lipton®.

O lançamento acontece em um momento em que as pessoas buscam uma maior conexão consigo mesmas e com o mundo à sua volta, preocupadas em encontrar um balanço no dia a dia incluindo mais momentos de pausa e de troca com outras pessoas. “Queremos que o chá seja uma opção para este momento de reconexão que traz uma certa recarga de energia para seguir o dia. Também queremos reforçar algumas propriedades saudáveis e sensoriais do chá que os consumidores desconhecem”, afirma.

“Com uma linha variada de produtos ao redor do mundo, Lipton® traz ao Brasil uma combinação perfeita das folhas do chá com o refrescante sabor das frutas que, além de ajudarem a manter a saúde em dia, estimulam o corpo e a mente de uma forma gostosa”, reforça Carolina.

Chás verdes, pretos e infusões

O portfólio de Lipton® traz uma linha especial de Chás Verdes, dividida em sabores ousados e com paladar diferenciado. Essa variação é proveniente da Camellia Sinensis, uma planta que gera uma enorme variedade de chás, entre elas os chás verde, preto, branco e oolong e é fonte rica de flavonoides, compostos bioativos do grupo dos polifenóis, com grandes benefícios para saúde.

A linha inclui o Chá Verde Clássico, com o sabor vibrante e tradicionais notas adstringentes das folhas da Camellia Sinensis, ideal para quem gosta de aproveitar seu sabor puro e característico; o Chá Verde com Hortelã, uma combinação que balanceia o saboroso chá verde com o toque refrescante da hortelã; o Chá Verde Sabor Laranja e Maracujá, variante em que a adstringência do chá verde é equilibrada com as notas cítricas da laranja e do maracujá; e o Chá Verde Sabor Frutas Vermelhas – aposta certa para acender os sentidos com um delicioso aroma de frutas vermelhas.

Na categoria Infusões não poderia faltar o sabor mais consumido no Brasil – a Camomila – feita com os delicados reconfortantes capítulos florais da camomila, com um suave e adocicado sabor da erva. Também faz parte das Infusões o sabor Frutas vermelhas, com sabor e aroma delicioso de morango, amora e framboesa, além da flor de hibisco e frutos de rosa mosqueta. Camomila e Mel é o balanço perfeito da naturalidade da erva e o dulçor do mel, com um surpreendente toque de caramelo e baunilha. Completam a linha a infusão de Hortelã, feito com folhas e ramos, e o saboroso e aromático Limão e Gengibre, em que notas cítricas de limão são combinadas com a característica marcante do gengibre, transformando essa infusão em uma experiência única.

“Nossa aposta nos chás de Infusão Lipton® é a de proporcionar diferentes sabores e experiências aos consumidores. Cada um deles tem suas especificidades e atende aos diversos paladares – do mais doce, que pode contar com camomila e mel e frutas vermelhas, ao mais cítrico e picante, que tem a opção do limão e gengibre, ou a refrescância da hortelã”, ressalta Carolina.

Dentre sua gama de sabores, Lipton® não poderia deixar de incluir três variantes do tradicional Chá Preto. Assim como o chá verde, essa versão é proveniente da Camellia Sinensis e passa por um processo de oxidação que lhe confere tonalidade mais escura e o rico sabor adstringente, tornando-o o chá mais popular do mundo.

Para o lançamento no Brasil, Lipton® trouxe diferentes sabores e combinações, entre elas o Daring English Breakfast, um chá preto com sabor encorpado e notas de malte; o Amazingly Earl Grey, um chá suave e refinado com notas cítricas de bergamota, que conferem um toque frutal junto do clássico sabor do chá preto, se tornando uma agradável surpresa. Fechando o portfólio de Lipton®, temos o Floral Lemon Grey – um delicado, floral, aromático, sedutor e elegante chá preto – levemente adstringente, com notas florais e cítricas que tornam o momento de consumo requintado.

A linha de chás de sachê Lipton® chega ao mercado nacional no mês de abril.

SOBRE LIPTON

Uma bebida gostosa, aromática, inspiradora e saboreada durante muitos séculos em todo mundo, o chá foi por tempos uma bebida dispendiosa, apreciada exclusivamente pelos mais abastados. Em 1880, o empresário e inovador Thomas Lipton nascido em Glasgow imaginou, a oportunidade de vender chá para todo o mundo, com a garantia de qualidade e a preços acessíveis.

Em 1890, comprou propriedades de chá no Ceilão, atual Sri Lanka, e no Quênia, embalou e vendeu o primeiro chá Lipton. Mantendo-se fiel à sua visão empreendedora, passou a vender seus chás diretamente ‘do campo para o bule’. Os chás Lipton® foram um sucesso imediato no Reino Unido e nos Estados Unidos. Em reconhecimento à sua contribuição excecional, Thomas Lipton foi nomeado cavaleiro pela Rainha Victoria em 1898, tornando-se Sir Thomas Lipton.

Em 2017, a marca Lipton® traz ao Brasil uma linha exclusiva de chá quente em sachê com 12 sabores entre infusões, chá preto e verde. Os chás de sachê Lipton® são fabricados com folhas de Camellia Sinensis produzidas em um cultivo sustentável e em plantação própria, sendo que 100% das folhas tem a certificação RFA – Rainforest Alliance.

Lipton® até hoje mantém plantações próprias de chá na região de Kericho, Quênia, e foi a primeira marca a ter a certificação RFA trabalhando para manter a sustentabilidade no longo prazo e oferecer um produto de qualidade aos seus consumidores.

Hoje, Lipton® é a marca líder de chá, vendida em mais de 150 países.

SOBRE A UNILEVER

A Unilever é uma das líderes mundiais na comercialização de produtos alimentícios, de limpeza doméstica e de cuidados pessoais, com vendas em mais de 190 países, alcançando 2,5 bilhões de consumidores por dia que consomem as mais de 400 marcas disponíveis em seu portfólio de produtos. No mundo, a companhia tem 169 mil funcionários e gerou vendas de €52.7 bilhões no ano de 2016.

A companhia tem um propósito simples – tornar a sustentabilidade parte do dia a dia de todos. Por isso, em 2010, anunciou o Plano de Sustentabilidade da Unilever, que tem como visão gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade.

A Unilever foi a primeira empresa no ranking de seu setor no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2016. No FTSE4Good Index, obteve a pontuação ambiental máxima de 5. Liderou a relação de Líderes Globais em Sustentabilidade Corporativa na pesquisa anual GlobeScan/SustainAbility 2016 pelo sexto ano consecutivo, e foi eleita a empresa de bebidas e alimentos mais sustentável no Behind the Brands Scorecard, da Oxfam, em 2016, pelo segundo ano.

No Brasil há 88 anos, os produtos da Unilever são encontrados em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Arisco, Axe, Becel, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuoy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, VIM, entre outras.

Para obter informações adicionais sobre a Unilever e suas marcas, acesse www.unilever.com.br Para conhecer o Plano de Sustentabilidade da Unilever acesse: http://www.unilever.com.br/sustainable-living/estrategia-de-sustentabilidade/

(Por Edelman Significa – Milena Nepomuceno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM