O Serasa Experian divulgou nesta segunda-feira, 15/08, que as vendas que antecederam a semana do Dia dos Pais cresceram 8,8% em relação ao mesmo período de 2010. O crescimento foi maior do que os 6,9% na comparação entre 2010 e 2009.
Segundo o levantamento, as vendas no final de semana do Dia dos Pais também apresentaram crescimento, com uma elevação de 7,2% na comparação com o final de semana de 6 a 8 de agosto de 2010. O aumento foi ligeiramente inferior aos 7,7% registrados do final de semana do Dia dos Pais do ano passado em comparação com o período em 2009.
Análise da Serasa Experian mostra que o bom desempenho é reflexo do aumento da renda, do desemprego ainda em patamares baixos e das facilidades de crédito. As promoções do varejo e também os parcelamentos de produtos de menor valor agregado facilitaram a compra, principalmente por parte dos consumidores mais endividados
Nas lojas do Grupo Pão de Açúcar, as principais categorias sazonais, como linha branca, TVs, itens de informática, cuidados pessoas, telefonia e eletroportateis, comprovaram o crescimento esperado pela Companhia.
O segmento de informática superou as expectativas e cresceu 40% em vendas, em relação ao mesmo período do ano anterior, com destaque para a venda de notebooks, que dobrou no final de semana. Já a categoria de portáteis cresceu 76% em relação a 2010. Os barbeadores, por exemplo, registraram um crescimento de 12% com base no resultado do ano anterior.
Muitas famílias optaram pelo churrasco no domingo, e, com isso, o volume de carne bovina vendido pelo Pão de Açúcar cresceu cerca de 30%, se comparado a um final de semana comum.
(Por Pequenas Empresas e Grandes Negócios) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo