A norte-americana Walmart apresentou o balanço referente ao quarto trimestre fiscal (encerrado em janeiro). No Brasil, a companhia informou queda de 4,1% nas vendas líquidas. O tráfego no País caiu 2,4%. Em moeda constante, a companhia informou aumento de 0,8% nas vendas de outubro a dezembro no Brasil.

O Walmart também informou que as operações do Sam’s Club e de atacarejo no Brasil registraram crescimento de dois dígitos no País, sem abrir os números da variação. “Os níveis de estoque foram gerenciados, diminuindo a uma taxa mais rápida do que as vendas”, diz a apresentação que acompanha o balanço.

A operação global registrou queda de 17,9% no lucro líquido do quarto trimestre fiscal (encerrado em janeiro), para US$ 3,76 bilhões, na comparação anual. A receita da companhia subiu 1% de novembro a janeiro, para US$ 130,9 bilhões.
O resultado foi afetado por perdas relacionadas a operações descontinuadas e com o aumento dos custos de venda e das despesas operacionais.

No quarto trimestre fiscal, a companhia registrou aumento de 0,8% nos custos de venda, para US$ 97,7 bilhões, e de 3,7% nas despesas operacionais e administrativas, para US$ 27 bilhões. No acumulado de 12 meses, o lucro recuou 7,2%, para US$ 13,6 bilhões, e a receita subiu 0,8%, para US$ 485,9 bilhões.

“Estamos nos movendo com rapidez para nos tornar mais uma empresa digital e servir melhor os clientes”, afirmou Doug McMillon, presidente do Walmart, destacando o bom desempenho no mercado americano.

A companhia registrou aumento de 2,8% nas vendas líquidas do quarto trimestre nos Estados Unidos, para US$ 83,7 bilhões. As vendas das operações internacionais recuaram 5,1%, para US$ 31 bilhões, afetadas por perdas cambiais.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM