O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, convidou empresários japoneses a ampliar investimentos no Brasil e a trazer centros de tecnologia e pesquisa para o país. “As fábricas continuam sendo muito benvindas, mas queremos atrair centros de pesquisa e desenvolvimento para agregar valor aos nossos produtos”, disse.  O ministro falou aos estrangeiros esta semana em Salvador, durante a 14ª. Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Brasil-Japão, promovido pela Confederação Nacional da Indústria e sua equivalente japonesa, o Nippon Keidanren.

A corrente de comércio entre os dois países somou 8 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2011, um aumento de 33,4% em relação ao mesmo período de 2010. O Japão é o sexto país para o qual o Brasil mais exportou (3,9 bilhões de dólares) e o sétimo de onde mais comprou.  Segundo o Banco Central, em 2010, o Japão foi o 7º maior país investidor no Brasil, com aproximadamente 2,5 bilhões de dólares aplicados no país. Neste ano, o investimento acumulado até junho chegou a 2,3 bilhões de dólares. Dados acumulados até junho de 2011 mostram que os investimentos japoneses já alcançam o volume de 2,3 bilhões de dólares.

O governo brasileiro está se esforçando para atrair centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), principalmente na área de TI, em razão de muitas indústrias estarem atuando no País apenas com a montagem de equipamentos.  Um pacote de incentivos foi criado para as que trouxerem laboratórios para o Brasil. A iniciativa atraiu empresas como a IBM, que após 94 anos de operação no Pais, instalou aqui o seu primeiro centro de P&D. A General Electric também anunciou uma unidade criar soluções no Brasil. O governo negocia empreendimentos nesse modelo com outras companhias como ZTE e Huawei.

(Por CidadeMarketing) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo