Os empreendedores paulistas terão a oportunidade de serem acompanhados pelo Sebrae-SP. Um programa da entidade vai selecionar empresas da capital paulista, uma das primeiras cidades selecionadas do Estado de São Paulo, juntamente com Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e São José do Rio Preto.
O objetivo do programa é ajudar o empreendedor a superar um dos principais desafios no processo de desenvolvimento da startup: validar a proposta de valor de seu negócio e ter aceitação no mercado. “É muito comum ouvirmos dos empreendedores que o desafio é nas vendas, e marketing. Mas na maioria das vezes, ao investigar mais a fundo, fica claro que na verdade o problema é o fit do produto com o mercado”, explica o consultor do Sebrae-SP, Guilherme Ralisch.
Processo
Os interessados têm até o dia 24 de fevereiro para se inscrever. Depois, as startups inscritas passarão por uma seleção inicial e as melhores participarão de uma rodada de Pitches, no dia 15 de março. Elas terão cinco minutos de apresentação e mais cinco minutos para responder as perguntas da banca avaliadora. Os critérios de seleção incluem uma avaliação do empreendedor e da equipe, do potencial de mercado e da solução proposta.
Serão selecionadas até dez startups para participar do programa, que terá workshops, oficinas, mentorias individuais e coletivas, monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento do negócios, além de conexão com investidores e aceleradoras. O programa terá quatro meses de duração e tem previsão para durar entre março e julho de 2017. Entre os conteúdos trabalhados estão: comportamento empreendedor, modelagem de negócios, validação, testes de mercado, vendas, marketing digital e captação de investimento.
(Por NoVarejo – Raisa Covre) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM