Chega dezembro (ou até o fim de novembro) e começam a aparecer os comerciais de Natal.
Uma época do ano chave para muitas marcas. Campanhas emocionantes e com alguma “mensagem ou lição de vida” por trás costumam dar o tom.
Um ranking do YouTube mostra os comerciais natalinos mais vistos de 2016.
O primeiro do ranking, um comercial da John Lewis (loja de departamentos britânica), também é o comercial mais compartilhado de 2016 nas redes sociais.
Aliás, o Reino Unido, com boa tradição em comerciais natalinos, tem 6 das 10 campanhas mais populares de 2016: ou são de marcas britânicas, ou uma agência britânica fez a campanha para a marca global.
Há uma campanha brasileira: na quinta posição, um comercial nacional da Coca-Cola.
Ainda há uma variedade de marcas: de grifes (Burberry), passando por varejo (H&M) e até aeroporto (Heathrow).
O ranking leva em conta, claro, as visualizações orgânicas (espontâneas) dos usuários, não apenas as visualizações pagas (como o comercial aparecendo antes de outro vídeo).
Também entra na conta o tempo visto do comercial. Aqueles que foram pulados em poucos segundos não contam.
(Por Exame) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM