No fim de semana da Black Friday (dias 25 a 27 de novembro), as vendas em lojas físicas, incluindo shopping centers, aumentaram 11% em todo o País, contra o fim de semana da promoção do ano passado (27 a 29 de novembro). Os dados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Black Friday 2016.
No ano passado, as vendas tiveram crescimento menor, de 9%, segundo o indicador. Para os economistas da Serasa Experian, o crescimento de 11% revela que o evento ganha relevância em comparação com outras datas importantes do comércio. Os economistas também informaram que um movimento mais forte na Black Friday tende a antecipar as vendas de Natal, enfraquecendo a última data relevante do ano para o varejo.
Vendas online
A consultoria Ebit também informou na segunda-feira (28/11) que o comércio eletrônico atingiu vendas de R$ 1,9 bilhão na Black Friday, 17% acima do registrado na mesma data de 2015. O número de pedidos cresceu 5%, para 2,23 milhões. O gasto médio por compra foi de R$ 653, valor 13% maior do que no ano passado. Esses dados referem-se a compras realizadas apenas na sexta-feira.
Incluindo as vendas de quinta-feira, o valor chega a R$ 2,06 bilhões. A estimativa da Ebit era que chegasse a R$ 2,1 bilhões. Na internet, as categorias mais vendidas em volume de pedidos foram eletrodomésticos, telefonia/celulares, moda e acessórios, eletrônicos e informática.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM