O Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do país, informou que seu conselho de administração aprovou nesta quarta-feira que a companhia inicie um processo para alienação da participação detida na Via Varejo, empresa que reúne os negócios das redes Casas Bahia e Ponto Frio.
Segundo fato relevante, a diretoria do GPA apresentou estudos sobre alternativas estratégicas para o investimento da companhia na Via Varejo.
“Dentre as diversas alternativas analisadas, aquelas que resultam na alienação da participação detida na Via Varejo são mais vantajosas para a Companhia neste momento e estão em linha com a sua estratégia de longo prazo de focar no desenvolvimento do setor alimentar”, diz trecho do documento.
Por isso, o conselho decidiu por unanimidade autorizar a diretoria a iniciar um processo de alienação de sua participação no capital da Via Varejo, complementa o fato relevante.
A intenção dea valiar “alternativas estratégicas para seu investimento na Via Varejo” já tinha sido anunciada no começo de novembro.
Entenda o caso
O GPA controla a Via Varejo com 62,6% das ações votantes, segundo o site da empresa. Na sequência, a família Klein tem 17,9%. Minoritários detêm o restante do capital da companhia.
O Grupo Pão de Açúcar entrou no varejo de eletrodomésticos com a compra do Ponto Frio em junho de 2009. Em dezembro do mesmo ano, o grupo comprou uma participação na Casas Bahia, controlada pela família Klein.
Posteriormente, os dois negócios de eletrodomésticos foram reunidos em uma única empresa, a Via Varejo. Hoje a companhia tem 975 lojas em todo o país, 750 da Casas Bahia e 225 do Ponto Frio.
A entrada do GPA no ramo de eletrodomésticos ocorreu quando a empresa ainda era controlada pelo empresário Abilio Diniz. Em agosto de 2012, o grupo francês Casino assumiu o controle do GPA.
A Via Varejo tem pressionado os resultados do GPA. No terceiro trimestre, a Via Varejo teve prejuízo de quase R$ 90 milhões, quase duas vezes maior que no mesmo período de 2015, enquanto a receita ficou quase estável.
A Via Varejo faturou R$ 9 bilhões no primeiro semestre deste ano e respondeu por 29% da receita do GPA no período. O varejo de alimentos é 63% do negócio da empresa, com faturamento de R$ 19 bilhões no período. As operações das bandeiras Pão de Açúcar, Extra e Assaí entram nessa conta. O grupo também controla a CNova, uma empresa que reúne as operações de e-commerce das marcas do GPA.
(Por G1) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM