As vendas realizadas por meio de dispositivos móveis no País cresceram 70% no Brasil no primeiro semestre deste ano, segundo relatório global da Criteo, empresa especializada em publicidade digital e marketing de performance.

“É evidente a importância que o mobile já tem e o quanto deve crescer daqui para frente. Os varejistas precisam direcionar suas estratégias para criar experiências verdadeiramente relevantes, transparentes e capazes de engajar os consumidores. As marcas que dominarem a tendência mobile terão vantagem sobre os concorrentes”, afirmou, em nota, Fernando Tassinari, diretor geral da Criteo no Brasil.

“O mobile commerce atingiu um ponto de transição e está superando as compras feitas pelo desktop na medida em que os varejistas continuam investindo em suas plataformas móveis”, acrescentou Elie Kanaan, Vice-Presidente de Marketing da Criteo. “Os varejistas precisam criar estratégias de mobilidade e uma experiência omnichannel para que possam engajar seus consumidores onde quer que estejam. As marcas que apostarem na tendência do mobile terão vantagem competitiva e irão liderar as vendas nas festas de final de ano”, acredita.

Segundo o estudo, 83% das operações é realizada via smartphone. Somente este device apresentou aumento de 14% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado. Os tablets representaram 17% das compras realizadas via dispositivos móveis no País.

Em relação ao sistema operacional, o Android segue sendo o mais popular no mercado brasileiro. A participação do sistemas nas vendas com dispositivos móveis passou de 7,2% no primeiro semestre de 2015 para 14,4% no mesmo período em 2016. As transações via iOS representam 4,7%.

Sobre as categorias, as mais vendidas via dispositivos móveis são as de “Moda”, com 39% de crescimento nas vendas via dispositivos móveis. Em seguida aparecem os itens de “Saúde e Beleza”, com 32% de crescimento, e itens de “Casa”, com crescimento de 18% nas vendas.

A pesquisa analisou a evolução do varejo mobile nos primeiros seis meses de 2016 em 12 países. E destacou que Brasil, Austrália e França são os países que registraram maior crescimento na participação do mobile no e-commerce em comparação ao primeiro semestre de 2015.

Além disso, considerando a média de todos os países, os varejistas com aplicativos sofisticados tiveram até 54% de suas transações móveis geradas pelo canal no segundo trimestre de 2016. Além disso, os varejistas que já possuem aplicativos e são mais maduros no ambiente mobile tiveram 90% a mais de conversões em comparação com lojistas emergentes no segmento.

(Por NoVarejo – Camila Mendonça) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM