O GPA (Grupo Pão de Açúcar), controlado pelo francês Casino, está revendo o portfólio de marcas próprias. A revisão faz parte de um amplo programa do qual participam coligadas na Colômbia, na Argentina e no Uruguai, cuja meta é chegar a sinergias de até US$ 40 milhões em 2017, entre receitas adicionais e economias.
“Neste ano estamos criando a base. Ao fim da implantação do programa, em 2021, a meta é atingir US$ 160 milhões por ano”, disse ao Valor, Jorge Faiçal, diretor comercial corporativo do GPA e responsável por comandar os projetos de integração com as demais coligadas do Casino na América do Sul.
A parceria tem progredido mais rapidamente com o grupo colombiano Éxito. GPA e Éxito representam 92% das vendas que o francês Casino, o controlador, faz na América do Sul, daí a parceria entre as unidades brasileiras e colombianas ser mais intensa.
Roupas
“Não há muitos shopping centers ou grandes varejistas de moda na Colômbia. São os hipermercados que ocupam esse lugar”, diz Faiçal, que vem buscando a expertise do Éxito para reformular a venda de artigos têxteis nos hipermercados Extra.
Roupas das marcas Arkitect e Bronzini foram importadas da Colômbia e começaram a ser vendidas em julho deste ano em 12 lojas do Extra. As vendas estão 20% maiores, em média, em relação a uma loja comum. Até outubro, as duas marcas serão levadas a mais três unidades do Extra.
Nesse processo, a marca Cast Active, de roupa esportiva do Extra, desapareceu e está sendo substituída pela colombiana Bronzini Cast. É o próprio Éxito que fabrica as roupas.
Não é fácil vender roupa em hipermercados. “Ir a um hipermercado não é algo prazeroso, é um lugar árido, onde a mulher vai por obrigação”, diz Faiçal. Depois de remodelar as lojas do Extra de 2010 a 2013, para torná-las mais atraentes, o GPA quer agora mudar a área dedicada aos têxteis. “As lojas precisam ficar mais bonitas nessa seção, para a consumidora dar um respiro”. Com isso, será possível também trazer marcas estrangeiras de prestígio internacional, diz o executivo.
Essa remodelação já está sendo feita em 14 hipermercados do Casino na Argentina, da bandeira Libertad. No Brasil, a ideia é estrear as grifes estrangeiras de maior porte nas novas áreas em 2017.
Bazar
Na seção de bazar dos supermercados Pão de Açúcar, a parceria com o Éxito fez com que o GPA decidisse aposentar a marca Atmosfera, de utensílios para cozinha como travessas, panelas, talheres, entre outros itens. Faiçal diz que ela desaparece em 2017. A marca colombiana Finlandek Select entrará no lugar, sendo um desdobramento da Finlandek, de preços menores e presente no Pão de Açúcar há três anos. Essa marca, no portfólio do Éxito há sete anos, já responde por 30% das vendas da área de bazar do Extra.
Dentre os projetos tocados com as coligadas, também há o de exportar produtos do Brasil para a Colômbia com as marcas próprias Taeq e Club de Sommeliers, do GPA. A embalagem da água de coco Taeq, por exemplo, será vendida em embalagem bilíngue (português e espanhol), além de sucos, barras de cereal e frutas congeladas.
A marca Club de Sommeliers, que já tem mais de dez anos e conta com 92 rótulos, consegue fazer um terço das vendas de vinhos no Pão de Açúcar e no Extra. Os vinhos importados, o GPA já compra em conjunto com as coligadas da Argentina, do Uruguai e da Colômbia. E em 2017, a marca Club de Sommeliers deverá ser comercializada na Colômbia.
Essas iniciativas do GPA, que buscam economizar e aumentar receitas em várias categorias de produtos, fazem parte de um programa que está completando um ano. Trata-se de um conjunto de cerca de 19 projetos, sendo 11 em implementação e o restante em estudos.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM