Otimismo deve vir acompanhado de planejamento para aproveitar a data ao máximo
Levantamento feito pela Serasa Experian aponta que mais da metade das médias e pequenas empresas esperam incrementar o faturamento no Dia dos Pais deste ano em relação ao ano passado. Os mais otimistas são os médios empreendedores: 65% deles acreditam em faturamento superior ao registrado em 2010. No caso dos pequenos, 55% deles apostam que terão desempenho melhor.
Ainda de acordo com a sonadagem, os presentes que serão mais oferecidos, segundo os próprios varejistas, serão roupas, sapatos e acessórios (56%). Em seguida, a aparecem os celulares e smartphones (19%) e produtos de perfumaria e cosméticos (9%). Os varejistas ainda esperam, em 2011, que os consumidores gastem em média até R$ 100 com o presente dos pais.
O pequeno e médio empresário do varejo deve saber que as datas comemorativas representam uma parcela significativa das vendas, portanto, é preciso investir em planejamento para aproveitar ao máximo o apelo comercial dessas datas. Para conquistar vendas maiores, confira algumas dicas preparadas pela equipe do Estadão PME para você.
Informação – Fazer pesquisas, pedir para que os funcionários reúnam o maior número possível de informações sobre o comportamento do cliente e reunir dados sobre os concorrentes são maneiras de antever o que acontecerá em seu setor durante as datas comemorativas.
Planejamento – Definir as metas para essas datas comerciais, estipular o volume de compras para esses eventos e quantas pessoas eventualmente precisarão ser contratadas como temporárias são decisões que precisam ser tomadas com muita antecedência. E quanto mais cedo o planejamento for executado, maior será sua economia.
Treinamento – O empresário deve comunicar suas diretrizes aos funcionários e prepará-los desde já para as tarefas que executarão nessas datas comemorativas do comércio. Com isso, ele minimizará erros e não precisará realizar treinamentos quando a empresa estiver a todo vapor por causa das vendas.
Precaução – Cada estratégia desenhada deve ser sucedida de um plano B, para o caso das coisas não saírem da maneira que se esperava – para o bem e para o mal. Consulte sua equipe de vendas constantemente para monitorar sempre a temperatura do mercado.