O GPA (Grupo Pão de Açúcar), controlado pela varejista francesa Casino, vai inaugurar até dezembro uma central de distribuição em São Paulo, voltada exclusivamente para produtos alimentícios vendidos pelo e-commerce da bandeira Extra e Pão de Açúcar.
As vendas de alimentos pela internet no GPA atendem a cerca de 50 mil pedidos mensais. Neste primeiro semestre, esse canal registrou um crescimento de vendas de 18%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2015, foram cerca de 600 mil compras realizadas por esses sites, de acordo com a companhia.
Entre os itens mais procurados pelo canal estão produtos como leite, papel higiênico, água, cervejas premium, cafés e produtos de limpeza. Os itens perecíveis também se destacam: pedidos de carnes e hortifrúti têm registrado crescimento de 22,5% nos sites das redes.
De acordo com o GPA, os números de inscritos nos canais de e-commerce também tiveram aumento, o que comprova a chegada de novos consumidores adeptos às compras de alimentos pela internet. A empresa registrou aumento de 12% no número de clientes cadastrados no primeiro semestre, na comparação ao mesmo período do ano anterior.
A maior comercialização pela internet estimulou o GPA a lançar este ano o Viva Vinhos, fazendo sua estreia no segmento de clube de assinaturas. Por esse canal, o cliente escolhe o plano, a quantidade de garrafas e recebe todos os meses rótulos selecionados pelos especialistas da rede. O GPA foi o pioneiro no Brasil em e-commerce de alimentos, com o lançamento do Pão de Açúcar Delivery em 1995.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM