A Macy’s anunciou que vai fechar 100 lojas de departamento para se adaptar às novas preferências dos consumidores, que têm migrado cada vez mais para o varejo on-line, anunciou a empresa nesta quinta-feira (11).

Atualmente, a varejista tem 728 lojas. A maioria dos estabelecimentos será fechada no começo de 2017, segundo a Macy’s. A empresa pretende voltar as atenções às unidades mais lucrativas.

“Quase todas as lojas que serão fechadas têm fluxo de caixa positivo hoje, mas o volume e rentabilidade na maioria dos casos têm caído gradualmente nos últimos anos”, afirma em comunicado Jeff Gennette, que vai substituir o atual presidente da empresa, Terry Lundgren, no primeiro trimestre de 2017.

A empresa calcula que terá encargos de US$ 249 milhões, valor que inclui uma estimativa preliminar das lojas que fecharão neste ano e no próximo. Segundo a Macy’s, funcionários das unidades encerradas podem ser alocados em lojas próximas. Nos últimos seis anos, a empresa fechou 90 lojas e abriu 13.

A empresa anunciou também nesta quinta uma série de mudanças com o objetivo de tornar seu negócio mais sustentável no longo prazo. Parte da estratégia passa por atrair grifes para a Macy’s, além de melhorar a experiência de compras on-line e realizar eventos para capturar tráfego de consumidores.

A Macy’s divulgou resultados financeiros melhores que o esperado por analistas, graças à política de descontos agressivos adotados pela varejista. As vendas da empresa somaram US$ 5,87 bilhões no segundo trimestre, ou US$ 0,54 por ação. No mesmo período do ano passado, tinham sido de US$ 6,10 bilhões, ou US$ 0,64 por papel.

(Por O Negócio do Varejo) varejo, retail lab, núcleo de varejo, ESPM