O Rio de Janeiro se transformou em uma grande arena publicitária. Patrocinadores e apoiadores da Olimpíada não estão poupando recursos para criar áreas exclusivas com o objetivo de expor suas marcas, oferecendo degustação de produtos, serviços e atividades esportivas das mais variadas. De acordo com a Associação de Marketing Promocional (Ampro), essas iniciativas vão ajudar o setor a faturar mais de R$ 45 bilhões neste ano, apesar da crise econômica.

— Com a Olimpíada, o maior evento do mundo neste ano, a expectativa é que o faturamento do setor aumente neste ano de crise. Essa ações permitem um marketing vivo e estão diretamente ligadas ao mundo digital — disse Wilson Ferreira, presidente da Ampro.

APPLE TERÁ ESPAÇO NA BARRA

Juliana Guzman, sócia da Rio Exclusive, empresa que aluga casas no Rio, diz que as empresas procuram espaços para poder interagir com seus clientes:

— Estamos trabalhando com Adidas e Nike em vários locais da cidade. A Apple vai ficar na Barra em um espaço cheio de inovação. Todos querem estar no Rio porque hoje a cidade é a grande vitrine do mundo.

Assim, na busca pela atenção dos consumidores, não falta criatividade. A Skol criou área com shows para 3.000 pessoas ao lado de um dos cartões-postais da cidade, o Museu de Arte Moderna do Rio e às margens da Baía de Guanabara. A marca ainda aposta em outro espaço, no Boulevard Olímpico, área revitalizada do Centro do Rio, com uma balão que sobe até 150 metros.

— As belezas do Rio são o cenário perfeito para quem quer fazer do maior evento do mundo uma festa épica. Queremos estar ao lado dos consumidores — disse Bruna Buas, gerente de Olympics na Ambev.

A grife feminina Farm abriu sua casa no Instituto Europeo di Design do Rio de Janeiro, na Urca. Segundo Marcello Bastos, sócio da grife, a ideia é mostrar a beleza da alma carioca através das roupas da companhia.

— O projeto gira em torno de R$ 3 milhões e já conta com diversos patrocinadores — conta Bastos, lembrando que haverá uma série de atividades, como aulas de boxe da Red Bull, jogos de sinuca e totó da Antarctica, entre outros.

O Via Parque Shopping destinou investimentos de R$ 700 milhões em um espaço que conta até com reprodução de sala de cinema do grupo Severiano Ribeiro, que vai transmitir algumas das principais competições da Olimpíada. Já a italiana Technogym, de equipamentos de ginástica, montou uma academia em Ipanema.

— Os Jogos também representam oportunidade para promover a saúde — destacou Nerio Alessandri, presidente e fundador da Technogym.

No Boulevard Olímpico, a Nissan criou um bungee jump com 40 metros de altura. Ao lado, a montadora vai expor o carro oficial da Olimpíada em uma de suas áreas pelo Rio. A Nike aposta no espaço Rio Sem Limites, na Praça XV, que ficará aberto ao público durante o período dos Jogos. No local, a marca, que vai promover atividades esportivas pelo Rio, aproveita ainda para mostrar a tecnologia de seus produtos, todos à venda.

(Por O Globo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM