A P&G informou em comunicado que deixará a operação de sabão em pó no País. A fábrica da Rodovia Anchieta, na Grande São Paulo, será desativada em duas fases: até dezembro deste ano, quando se encerra a produção do detergente em pó, e até março de 2017. Nessa data, a fabricação de amaciantes terá sido totalmente transferida para a fábrica de Louveira, no interior do Estado, onde é produzido o lava-roupa líquido.

Conforme o comunicado, a empresa ressaltou que irá “continuar a acelerar, aperfeiçoar as estratégias e fortalecer o portfólio com as melhores inovações, como o Ariel líquido.” De acordo com ele, a empresa cresceu dois dígitos nos últimos trimestres no País. “Para continuar a oferecer os melhores produtos aos consumidores brasileiros, a P&G também fez planos de longo prazo, que impulsionaram um investimento de capital superior a R$ 2 bilhões, expandindo a capacidade produtiva”, afirma o documento. Nele, a fabricante diz ainda que a consolidação das fábricas de Louveira e da Rodovia Anchieta faz parte desse plano de longo prazo, que vem sendo executado pela companhia.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Alberto Carvalho, presidente-executivo da empresa no País, afirmou: “o detergente líquido é um produto mais fácil de agregar tecnologia. A versão em pó apresenta uma limitação de quanto podemos trazer de benefício ao consumidor.”

Recentemente, a companhia também encerrou a venda de sabão em pó na Argentina. Na Europa e nos Estados Unidos, o produto praticamente não é mais comercializado.

A versão em pó representa 59% das vendas da categoria de detergentes para roupa no Brasil, segundo a Euromonitor International. Em 2015, o volume caiu 0,5% e as vendas em valor subiram 3,3%. Em contrapartida, o lava-roupas líquido registrou alta de 7,9% em volume e de 3,6% em valor. Sua participação é de 19% no mercado total.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM