A aprovação aconteceu ontem, 27/07, garantindo à Hypermarcas o controle da Bozzano, da Campos do Jordão, da Juvena e da Aquamarine. As duas primeiras são marcas de cremes de barbear e loções de uso após a barba. As duas últimas, de xampus e condicionadores. O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) também aprovou ontem a compra da marca Bitufo, de produtos de higiene pessoal, pela Hypermarcas.
No caso da Revlon, o Cade concluiu que há amplo espaço para a competição e citou especificamente a concorrência com produtos da Avon, da L’ Oréal, Johnson & Johnson, entre outras. Já em relação à Bitufo, a competição estaria garantida por conta de empresas concorrentes fortes como a Colgate e a Gillette.
Ambos os negócios foram fechados entre 2008 e 2010. Em novembro passado, a Hypermarcas assinou memorando de entendimento para a compra das empresas do segmento de higiene bucal IPH&C, DPH Distribuidora e Comercial Maripa, que atuam na fabricação e distribuição de produtos de higiene bucal, como as escovas de dente da marca Bitufo. O valor acertado foi de R$ 82,5 milhões.
Há três anos, em julho de 2008, foi acertada a compra de todas as marcas brasileiras da Revlon pelo equivalente em reais a US$ 104 milhões (na data, R$ 163,28 milhões). Na ocasião, a marca Bozzano representava 79% do faturamento da Revlon no Brasil.
Pelo relatório do primeiro trimestre de 2011 da Hypermarcas, ela lidera o mercado de cremes e espumas para barbear, com 45%. A unidade de higiene pessoal e beleza representa 36,9% da receita da Hypermarcas, que nos primeiros três meses do ano foi de R$ 845,2 milhões.
Desde 2007, quando abriu seu capital, a Hypermarcas já fechou mais de R$ 5 bilhões em aquisições. Esses negócios geraram mais de 20 processos no Cade, dos quais três continuam pendentes: a compra do laboratório Mantecorp, por R$ 2,5 bilhões, em dezembro do ano passado, e as aquisições da Farmasa (em 2008) e da Jontex (em 2009).
(Por Valor Econômico) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo